Sebrae-SP Votuporanga prestou 10 mil atendimentos em 2013

Atendimentos são oferecidos pelo Sebrae-SP por meio de palestras, oficinas, visitas a empresas ou consultoria individual; unidade Votuporanga completa 20 anos em 2014

A unidade do Sebrae-SP em Votuporanga foi criada para atender com maior proximidade 57 cidades da nossa região, compreendendo o trecho até Rubinéia, e chega aos 20 anos em julho de 2014. O gerente, Sérgio Gromik, divulgou números positivos dos atendimentos prestados ao longo de 2013 pelo escritório de Votuporanga e que mostram o interesse dos empresários na busca de informações para a sobrevivência da empresa no mercado.

Em doze meses, foram prestados mais de 10 mil atendimentos, por meio de palestras, oficinas, visitas a empresas, consultoria individual e muitas outras formas. Desse total, 3.815 foram atendimentos inéditos, ou seja, pessoas que procuraram o Sebrae pela primeira vez. “Muitos empresários passam por mais de um atendimento porque buscam pelo acompanhamento do Sebrae-SP em todas as etapas, desde a abertura até o bom andamento do negócio. Eles aproveitam todas as oportunidades, como missões para feiras, palestras ou consultoria individualizada”, explica o gerente Gromik.

Do total de quase 4 mil atendimentos inéditos, 1.689 foram de pessoas interessadas em abrir um negócio. “Com este público, nossos consultores trabalham identificando potencialidades e carências e buscam orientar o futuro empreendedor no melhor caminho para ter sucesso. Os que já possuem empresas abertas, as dúvidas mais frequentes são sobre como organizar melhor a gestão e as finanças”, conta Gromik.

De maneira geral, o Sebrae atua com consultorias individualizadas e nas empresas; ações de educação empreendedora; capacitação dos empreendedores e empresários por meio de palestras; articulação de políticas públicas que criem um ambiente legal mais favorável; acesso a novos mercados; acesso a tecnologia e inovação; orientação para o acesso aos serviços financeiros; e promoção de missões, eventos ou campanhas que estimule o empreendedorismo.

Entre janeiro e dezembro, consultores do Sebrae-SP estiveram presentes em 107 encontros empresariais, como palestras, oficinas e seminários disseminando informações sobre empreendedorismo. Os temas mais procurados foram: como se tornar um microempreendedor individual, abertura do negócio, marketing de relacionamento, como criar e manter uma equipe motivada, inadimplência, organização da empresa, capital de giro e como analisar e fazer pesquisa de mercado.

A instituição também promove ou apoia viagens para eventos ou feiras de negócios por todo o Brasil. As chamadas “missões” levaram mais de 600 empresários da região para 14 encontros, entre eles a 12ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para a linha pet e veterinária, o 24º Congresso Ibero-Americano de Mulheres Empresárias e o Congresso Internacional do Varejo. A primeira missão de 2014 já está com inscrições abertas e será para a Coura Moda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 13 e 16.

O Sebrae Móvel,  um escritório de atendimento montado dentro de uma van, que percorre municípios para oferecer consultorias, prestou 1.100 atendimentos entre orientação e informação em 55 municípios da regional de Votuporanga.

Disseminar a cultura empreendedora é o objetivo de um dos projetos desenvolvidos pelo Sebrae-SP, denominado “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” (JEPP). Em 2013, foram capacitados 133 professores das redes municipal e estadual de educação das cidades de Auriflama, Fernandópolis, Américo de Campos, Votuporanga e Parisi.

Encerrando o ano, o Sebrae-SP recebeu a notícia de que, pela terceira edição consecutiva, conquistou a fase estadual do Prêmio Mulher de Negócios. Depois de Eusa Aparecida Silveira, da Associação dos Produtores de Leite de Aspásia ter vencido em 2011 e Rosângela Mazonas Fonsecas da Coopersol (Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos), de Jales, ter ganho em 2012, a edição de 2013 foi conquistada por Marlene Guimarães, de Votuporanga, com uma bela história de doação de perucas para o Hospital do Câncer de Jales.

Lei Geral

Outro fato comemorado pela regional do Sebrae-SP é a regulamentação e implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios de Auriflama, Santa Fé do Sul, Santa Rita D´Oeste e Jales.

Formada por um conjunto de normas que determinam um tratamento diferenciado, simplificado e desburocratizado aos pequenos negócios, a iniciativa torna mais fácil o pagamento de impostos, obtenção de crédito, acesso à tecnologia, exportação, venda ao governo e a formalização de microempreendedores individuais (MEIs).

“Estamos fortalecendo nosso diálogo com os prefeitos e demais gestores para continuarmos trabalhando e conseguirmos regulamentar e implementar a lei em outros municípios da nossa regional”, comenta o gerente do Sebrae-SP, Sérgio Gromik.

Manter a qualidade

Sérgio Gromik faz um panorama das novas metas. “Queremos ampliar nosso relacionamento com os empresários que já têm uma empresa constituída. A ideia é que eles continuem buscando pelo Sebrae-SP também nos momentos de crescimento, fortalecimento e expansão de vendas e não só no momento da abertura. Em média, cada cliente é atendido duas vezes por ano. A ideia é aumentar em 50% esse número de atendimento para até três vezes por ano”.

Para os próximos meses, o Sebrae-SP pretende continuar investindo em recursos humanos, novos conteúdos e produtos, novas tecnologias e comunicação. “Nosso objetivo é atender cada vez mais clientes, sem perder a qualidade, identificando soluções e oportunidades para as empresas”, diz.

A regional de Votuporanga tem 40 mil empresas formalmente constituídas das áreas de comércio, serviços, agro e indústria. A maior parte do atendimento do Sebrae-SP é dos setores de comércio e indústrias.

“Aproveitamos para agradecer ao apoio que sempre temos da imprensa, prefeituras e órgãos públicos, Faesp, Facesp, associações comerciais, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, sindicatos rurais e patronais, e o Sistema S (além do Sebrae, Senac e Senai)”, observa Gromik.

Mais informações sobre este e outros produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae-SP na região de Votuporanga podem ser obtidas pelo (17) 3421-8366 ou 0800 5700800.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password