Sebrae-SP e Prefeitura participam de fórum sobre desenvolvimento econômico

A segunda edição do evento, em Foz do Iguaçu/PR, discutiu o desenvolvimento territorial baseado na organização, cooperação e arranjos produtivos locais

A gestora de projetos do Sebrae -SP em Votuporanga Evelise Galbe e a agente de desenvolvimento da Prefeitura de Votuporanga Eliane Beloni Murasse Davanço participaram, em Foz do Iguaçu (PR) do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local (Del).

O fórum, realizado pela primeira vez no Brasil, recebeu o público recorde de 4,2 mil pessoas, de pelo menos 68 países, de todas as regiões do mundo. Participaram da edição brasileira representantes dos governos locais, regionais e nacionais, universidades, instituições de cooperação internacional, assim como múltiplas redes, entidades sociais, empresariais e especialistas vinculados a dinâmicas territoriais de desenvolvimento econômico local. Da região, Votuporanga enviou representante.

“É um evento de grande importância para o setor levando em consideração a troca de experiências de profissionais de vários países. Termos um representante da Prefeitura no Fórum Mundial mostra que estamos caminhando para avançar ainda mais nas políticas públicas desenvolvidas em Votuporanga”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga, Diogo Mendes Vicentini.

O objetivo do fórum foi avançar no diálogo global sobre desenvolvimento econômico local, com base na participação e partilha de experiências e pontos de vista sobre políticas públicas de brasileiros e representantes de outros países. “Tivemos a oportunidade de conhecer realidades de outras cidades brasileiras e até de outros países e, principalmente, trocar experiências sobre o desenvolvimento econômico local”, disse a agente de desenvolvimento, Eliane.

O fórum contribuiu também para a criação de parcerias para uma maior incidência na agenda global e, em particular, para enfrentar os desafios pós-2015 da agenda de desenvolvimento. Durante o evento, Evelise e Eliane participaram de debates sobre “Inovação Tecnológica Verde como um fator chave para o Desenvolvimento Econômico Local (Del)”, “Estratégias e Políticas Pública em Del”, “Boa Governança Local para o Del”, “Turismo como Vetor do Del” e “Potenciais da Economia Social e Solidária para o Del”. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) foi co-organizador do fórum e contou ainda com a parceria do Parque Tecnológico Itaipu; Itaipu Binacional; Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI)/ Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)/Iniciativa ART.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password