Saúde realiza encoleiramento de cães contra a leishmaniose à noite

Medida foi adotada para que a população encoleire seus animais; locais, datas e horários foram acrescidos ao cronograma; praças São Bento, Aureliano e Ginásio Mário Covas terão postos

A fim de aumentar o número de cães encoleirados contra a leishmaniose visceral canina e a consequente redução de animais doentes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), disponibiliza a partir da próxima semana novas datas, locais e horários, inclusive o período noturno.

“Uma oportunidade para quem ainda não levou seu cão para ser encoleirado”, diz Dr. Élcio Sanchez Estevez Júnior, veterinário do Secretaria de Saúde. O encoleiramento será realizado no posto de encoleiramento instalado na Praça São Bento entre os dias 06 e 08 de outubro, das 16h às 20h.

De 06 a 10, as coleiras também serão distribuídas no Ginásio “Mário Covas”. Nos dias 09 e 10 de outubro é a vez da Praça Aureliano, que contará com um posto de encoleiramento. A ação será realizada sempre das 16h às 20h.

A coleira é atualmente a única medida eficaz que, comprovadamente, protege o animal da picada do mosquito palha, transmissor da leishmaniose. Elas possuem repelentes à base de deltametrina 4% e foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde por meio do projeto desenvolvido pelo próprio órgão federal, Secretaria Municipal de Saúde, IAL (Instituto Adolfo Lutz) e Unifev.

Até dezembro de 2015, estão previstas duas novas trocas de coleira, o que deverá ocorrer a cada seis meses. Ao final do projeto, Votuporanga será o único município a ter recebido mais de 60 mil coleiras do Ministério da Saúde e único a adotar a oferta de encoleiramento para todos os cães residentes.

Mais esclarecimentos sobre os postos de encoleiramento podem ser obtidos nas Unidades de Saúde do município.

 

Indicações sobre uso correto da coleira

– Todo cão vacinado ou não contra a leishmaniose e acima de quatro meses poderá ser encoleirado;

– Não dar banho ou tosar o cão antes de levá-lo para o encoleiramento. Após a tosa, aguardar 48 horas para colocar a coleira;

– Não é necessário retirar a coleira para o banho;

– Cães menores de três meses de vida não devem ser levados para os postos para serem encoleirados;

– Gatos e outros pets NÃO podem usar a coleira.

Para ingestão acidental da coleira ou dúvidas e informações relacionadas ao uso do produto, deve-se entrar em contato pelo 0800-70 70 512 (MSD Saúde Animal).

 

Segue a localização dos postos de encoleiramento desta semana:

 

Data: 06 a 10 de Outubro

Horário: 16h às 20h

Ginásio Mário Covas – R. Sebastião Lima Braga nº 3010, Pozzobon

 

Data: 06 a 08 de Outubro

Horário: 16h à 20h

Praça São Bento

 

Data: 09 e 10 de Outubro

Horário: 16h à 20h

Praça Aureliano

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password