SAÚDE: cai número de casos de dengue em Votuporanga

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o momento foram registrados 1.323 diagnósticos positivos, contabilizando 1.623 ocorrências a menos que em 2014, quando o município fechou o ano com 2.946 pessoas infectadas.
Dentre as áreas mais afetadas está a região sul, sobretudo, o Conjunto Habitacional Sonho Meu, que é atualmente o local onde mais foram encontrados focos do Aedes Aegypti com larvas. Entretanto, os casos positivos de dengue estão disseminados por todo município.
Apesar do número de casos ter diminuído no município, o combate ao mosquito continua sendo de extrema importância, especialmente com o início da estação mais quente e chuvosa do ano. É neste período em que a elevação das temperaturas cria condições favoráveis à proliferação do mosquito e, consequentemente, à disseminação de doenças, como a dengue, o zika vírus e a febre do chikungunya.
Durante todo o ano, o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) promove ininterruptamente ações de controle ao Aedes Aegypti, dentre elas, destacam-se: bloqueio de criadouros nos casos suspeitos e positivos de dengue; bloqueio de nebulização em casos positivos de dengue; bloqueio de nebulização ambiental nas áreas do bairro; realização de visitas em pontos estratégicos; visitas em imóveis especiais; atendimento a notificações e realização de visitas casa a casa.
O Setor promove ainda atividades de comunicação e mobilização nas escolas municipais e privadas, treinamento dos agentes comunitários e endemias no controle e orientação sobre a dengue; bem como parcerias com igrejas e clubes de serviços para a divulgação das doenças transmitidas pelo Aedes.
Dengue


A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus e um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que pode levar à morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.
Zika vírus
É uma infecção viral causada pelo ZIKAV e seus sintomas são vermelhidão no corpo com coceira, olhos avermelhados sem coceira e sem secreção, febre, inchaço e dores nas articulações e de cabeça.
Febre de chikungunya
É uma infecção viral causada pelo CHIKV e que pode se apresentar sob a forma aguda (com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular – pode ocorrer erupções cutâneas) e evoluir para as fases: subaguda (com persistência de dor articular) e crônica (com persistência de dor articular por meses ou anos).
Prevenção
O Aedes aegypti coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso, é importante jogar fora pneus velhos e deixar garrafas com a boca para baixo. Todo o acúmulo de água é uma ameaça.
• Mantenha a caixa d’água bem fechada e coloque uma tela no ladrão;
• Lave toda a semana com escova e sabão os tanques que armazenam água;
• Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
• Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta;
• Coloque o lixo em saco plástico e mantenha a lixeira bem fechada;
• Evite a formação de poças de água da chuva.

LEG: Em 2014, Votuporanga fechou o ano com 2.946 casos positivos; em 2015, até o momento, foram registrados

Fonte: Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password