Santas Missões trazem 41 evangelizadores para a comunidade da Paróquia Santa Joana

Grupo composto por freis, freiras e leigos de diversos estados do Brasil e também de outros países, como Alemanha, Portugal e Moçambique, estão realizando visitas e outras atividades

A comunidade da Paróquia Santa Joana Princesa está passando por uma semana diferente. O motivo é a vinda de um grupo de 41 missionários, composto por freis, freiras e leigos de diversos estados do Brasil e também de outros países, como Alemanha, Portugal e Moçambique. O grupo integra as Missões Franciscanas e são coordenados pelos Freis Capuchinhos, os mesmos que construíram a Matriz de Votuporanga, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

O Diário conversou com o coordenador do grupo, o frei Décio Pacheco Bezerra, que contou para a reportagem como é o trabalho que promovem nas comunidades de todo o Brasil. “Estamos divididos em setores para visitarmos todo o território da Paróquia. Visitamos as famílias, as escolas, doentes, comércio e encerramos sempre o dia com celebrações especiais com temáticas diferentes, como família, penitência, jovens, luz, entre outros núcleos.”

Nas visitas procuram conhecer as dificuldades das pessoas. “Estamos hospedados nas casas de membros da comunidade e as nossas atividades se iniciam às 8 horas, quando fazemos a divisão dos trabalhos, enquanto o encerramento é por volta das 21 horas. Ouvimos os problemas, as alegrias e se for preciso rimos e choramos juntos, mas sempre levando uma mensagem de paz e fraternidade.”

O frei relatou que chegaram no dia 24 deste mês, 30 anos após a primeira vinda, e prosseguem até o dia 1º de dezembro. “A cada período ficamos em uma determinada cidade, saímos de Caçapava e depois iremos para Ribeirão Preto”, no entanto, para cada local que vão, é feita uma preparação. “Essa tarefa é da própria comunidade e sempre pedimos que se inicie um ano antes.”

Ao fazer uma avaliação das atividades que já foram desenvolvidas, as palavras são positivas. “Esses primeiros dias estão animados e estamos envolvendo todas as idades em eventos específicos.”

Frei Décio, por exemplo, é da cidade Piracicaba e o grupo dos Freis Capuchinhos surgiu no ano 1.221 e foi fundado por São Francisco. Em meio à agenda, os participantes voltam para casa e também é feito revezamento.

A programação abrange ainda inúmeras atividades, como caminhada ecológica, missas, shows, reuniões, visitas e confraternização. Membros de outras comunidades também podem participar. O telefone para mais informações é (17) 3421 8223. A Paróquia Santa Joana Princesa fica na rua Antônio Serafim Queiróz, 2548, bairro Pozzobon.

 

“A experiência está sendo gratificante”, diz padre

 

Em entrevista ao Diário, o padre da Paróquia Santa Joana Princesa, José Américo, disse como está sendo a experiência do trabalho conjunto ao grupo coordenado pelos Freis Capuchinhos. “A experiência está sendo muito positiva e gratificante, pois isso faz parte da essência da igreja, assim como o Papa Francisco vem pedindo, tornando a igreja mais perto da comunidade.”

Essa ideia surgiu devido aos 25 anos de comemoração da Paróquia, assim complementando as outras atividades. “Ficamos sabendo do trabalho deles e marcamos há mais de um ano.”

O Diário também conversou com o coordenador da Paróquia, João Donizete da Silva, que também avaliou de forma satisfatória. “Estão sendo atividades muito boas, percebemos como o trabalho tem sido diferente. As expectativas superaram o que esperávamos, fico feliz por isso.”

 

Confira o restante da programação:

 

SEXTA, 29 de novembro

Missa

6h

Cemitério Parque Jardim das Flores

 

Visitas

Durante todo o dia

 

Celebração Penitencial

20h

Paróquia

 

SÁBADO, 30 de novembro

Caminhada Ecológica

9h

A saída será da Paróquia e terá plantio de árvores

 

Avaliação com as lideranças

14h30

Paróquia

 

Missa para os jovens

18h

Paróquia

 

Show com a banda Paz e Fogo, de Indiaporã

20h

Centro de Eventos

 

DOMINGO, 1º de dezembro

Encerramento

8h

Paróquia

Será feito o levantamento do Cruzeiro

 

Confraternização

Após a missa

Centro de Eventos

 

ANCELMO LIO – Diário de Votuporanga

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password