Santa Casa promove I Simpósio em Centro Cirúrgico

Evento será na próxima terça-feira (29/8), com profissionais de renome, no Centro de Convenções; entrada é dois quilos que serão destinados para Hospital

A segurança do paciente do Centro de Materiais e Esterilização ao Centro Cirúrgico será colocada em pauta na capacitação promovida pela Santa Casa de Votuporanga. O I Simpósio em Centro Cirúrgico e II em Centro de Materiais e Esterilização (CME) traz profissionais de renome na próxima terça-feira (29/8), no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo.
O evento tem início às 8h, com credenciamento. Em seguida, a representante técnica da  Johnson & Johnson, Cristiane Aparecida do Nascimento, falará sobre o desafio do instrumentador cirúrgico no manuseio de pinças de energia.
A enfermeira da CME do Hospital de Base de São José do Rio Preto, Flávia Azambuja, irá discorrer sobre os protocolos de limpeza de artigos médicos.  Na sequência, a professora titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Inglaterra, Kazuko Uchikawa Graziano, ressaltará os desafios para as boas práticas.
À tarde, a partir das 13h, Ana Miranda – especialista em Cardiologia pelo Instituto Dante Pazanese e presidente Executiva do Portal NasceCME – tratará sobre a gestão de riscos e segurança do paciente. 
O enfermeiro especialista em treinamento de instrumental cirúrgico, Willian Daniel dos Santos, irá falar sobre videocirurgias e tendências robóticas. 
Ainda no cronograma, José Roberto Silva – integrante do comitê da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e formado em Engenharia Elétrica – discorrerá sobre qualidade de água no processo de esterilização. Para finalizar, as enfermeiras Andressa Lopes e Karina Trovarelli irão debater sobre tecnologias avançadas em feridas cirúrgicas. 
Sara Faceto Batista, responsável pelo Treinamento e Desenvolvimento, ressaltou a importância do simpósio. “O evento traz palestrantes de peso, com autores de livros, que muito podem contribuir com a qualificação. A capacitação visa a busca o constante aperfeiçoamento de profissionais da área, estudantes, equipes de Vigilância Epidemiológica, Secretaria da Saúde, todos que queiram se aprofundar sobre o tema”, disse.
Ela ressaltou que a primeira edição foi sucesso. “A partir daquela iniciativa, criamos parceria para que o evento pudesse ser ainda maior. Temos confirmadas inscrições de várias cidades, incluindo Paranaíba”, complementou.
As inscrições devem ser feitas no site www.guicheweb.com.br/simposiocc. A entrada é dois quilos de feijão, que serão destinados para Santa Casa. “Conseguimos várias empresas parceiras, que possibilitaram o evento. A ideia de solicitar doação é unir o conceito de conhecimento e solidariedade. A nossa expectativa é de arrecadar 700 quilos de feijão, abastecendo por três meses”, destacou.
O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, enfatizou que o simpósio traz melhorias ao CME. “O nosso serviço do Hospital é bem elogiado e referência para o setor. Com esta capacitação, reforçamos ainda mais a segurança do paciente, com a qualificação de nossos profissionais”, finalizou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password