Santa Casa orienta sobre cuidados com recém-nascidos

Enfermeira Neonatologista, Kesia Fernandes, participa do Encontro de Famílias Grávidas nesta quinta-feira (12/4); entrada é gratuita

O nascimento de um filho emociona, mas também preocupa principalmente os papais de primeira viagem. Como cuidar direito desse ser tão pequeno e frágil? Para contribuir com este momento, sanando dúvidas e orientando de forma prática, Encontro de Famílias Grávidas – promovido pela Santa Casa de Votuporanga e SanSaúde – discute sobre este assunto nesta quinta-feira (12/4), a partir das 19h30, na Sala de Treinamentos II.

A enfermeira neonatologista, Kesia Fernandes, irá explicar sobre situações corriqueiras do bebê. “A chegada do novo membro da família requer atenção. Por isso, separamos dicas de cuidados como amamentação, banho, troca de fralda e muitos outros a fim de orientar qual melhor técnica”, contou o coordenador do Encontro e enfermeiro obstetra, Rodrigo Ribeiro.

Rodrigo explicou que, ainda na Santa Casa, ocorre estímulo ao contato pele a pele da mamãe e do neném, para facilitar a amamentação. “A Instituição possui equipe de enfermeiros obstetras e de enfermagem como um todo capacitada para atendimento humanizado com mãe e bebê e treinamento para favorecer o aleitamento materno. Há trabalho no Centro Cirúrgico que garante o aleitamento já na primeira hora de vida do recém-nascido. Mas, além isso, iremos ensinar as técnicas para a mulher fazer em casa”, afirmou.

Banho

Ainda na maternidade, a enfermeira fará um banho demonstrativo no quarto. Depois, é só reproduzir em casa, seguindo alguns passos. “A água da banheira deve estar em 36 graus, quentinha, mas confortável”, disse.

Como aliviar as cólicas

A partir da terceira semana, as cólicas intestinais começam a dar as caras. É normal, mas o bebê chorará com o incômodo. “Iremos aliviar a dor com massagens que serão ensinadas. Compressas mornas, nunca diretamente sobre a pele do bebê, também ajudam. O objetivo do nosso projeto é auxiliar os pais nesta fase, para que possam desfrutar de cada momento com muita segurança”, ressaltou Rodrigo.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, convidou a todos a participar. “O Encontro de Famílias Grávidas é uma iniciativa muito importante para nós. Nasceu com propósito de participarmos ativamente na gestação e desenvolvimento dos bebês, contribuindo com informações necessárias e relevantes. Os pais conhecem nossa estrutura, nosso corpo clínico, gerando vínculo saudável e qualidade de vida”, concluiu.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password