Santa Casa de Votuporanga promove ações para lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos

Atividades estão sendo promovidas durante a semana em prol da conscientização de pacientes e acompanhantes

Lembrado em 5 de maio, o Dia Mundial de Higienização das Mãos ressalta o quanto lavar as mãos de forma correta pode salvar vidas ao evitar a transmissão de doenças. A data é proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e em 2015 o tema é “Dê as mãos para esta campanha”. A Santa Casa de Votuporanga está participando da mobilização e vem promovendo durante a semana ações em prol da conscientização de pacientes e acompanhantes.

As atividades começaram na segunda-feira e seguem até essa sexta, divididas entre os períodos da manhã, tarde e noite. A programação conta com a participação de alunos do curso de técnico de Enfermagem do Senac, que montaram uma estrutura no corredor do Hospital, para ensinar a forma correta de lavagem das mãos, alunos dos cursos de Psicologia e Enfermagem da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, com orientações para pacientes e ações de conscientização e também membros do grupo Palhaços de Plantão se apresentaram no corredor.

A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa, Milena Bassi Bolpato, enfatiza a importância desse cuidado. “Lavar a mão de forma correta evita a transmissão de doenças, dessa forma, diminuindo as chances de uma infecção hospitalar. Precisamos conscientizar a população e a importância não é apenas no ambiente de uma unidade de saúde, mas em nossas casas, trabalhos, independente de onde estejamos”.

O provedor da Instituição, Valmir Antônio Dornelas, também destaca a necessidade das ações. “O Hospital reconhece a importância de atividades em datas como o Dia Mundial de Higienização das Mãos, não apenas para conscientizar o público interno, mas também o externo. É fundamental levar a informação à nossa comunidade, para assim evitarmos doenças e preservar o bem-estar de todos.”

AME 
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Votuporanga também desenvolveu atividades no Dia Mundial de Higienização das Mãos. Colaboradores participaram de palestras e pacientes receberam orientações e panfletos sobre a forma correta de se lavar as mãos.

Os 5 momentos que você deve higienizar as mãos:
1º – Antes de contato com o paciente;
2º – Antes da realização de procedimento asséptico;
3º – Após risco de exposição a fluidos corporais;
4º – Após o contato com o paciente;
5º – Após contato com as áreas próximas ao paciente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password