Santa Casa confirma caso de meningite em Votuporanga

Vítima é um homem de 46 anos que encontra-se internado na UTI, porém, apresentou melhora e seu estado de saúde é considerado estável

A  Santa Casa de Votuporanga confirmou para a reportagem do votunews um caso de meningite meningocócica na cidade. De acordo com o boletim informativo do Hospital, “a vítima, L.A.F, de 46 anos, deu entrada no Hospital, no dia 12 de fevereiro, às 01h16, apresentando sintomas da doença. O paciente foi internado, realizou exames e teve o diagnóstico de meningite meningocócica confirmado. Atualmente, o paciente segue internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, porém, hoje apresentando melhora, e seu estado de saúde é considerado estável”.

Meningite meningocócica

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal, causada pela Neisseria meningitidis. Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meningite) e infecção generalizada (meningococcemia).

É uma doença de evolução rápida e com alta letalidade, que varia de 7 até 70%. Geralmente acomete crianças e adultos jovens, mas em situações epidêmicas, a doença pode atingir pessoas de todas as faixas etárias.

Transmissão

A bactéria é transmitida de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse). Geralmente, após a transmissão, a bactéria permanece na orofaringe do indivíduo receptor por curto período e acaba sendo eliminada pelos próprios mecanismos de defesa do organismo. Desta forma, a condição de portador assintomático tende a ser transitória, embora possa se estender por períodos prolongados de meses a até mais de um ano. A invasão geralmente ocorre nos primeiros cinco dias após o contágio.

#votunews

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password