Samu recebe a média de seis trotes por dia

A quantidade tem caído ano a ano, em 2012 a média foi de 56 e, em 2013, de sete.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Votuporanga recebeu no mês de outubro deste ano quatro trotes, a média do ano é de seis por mês. A quantidade tem caído ano a ano, em 2012 a média foi de 56, e em 2013, de sete.

De acordo com Ivonete Félix, gerente da OSS (Organização Social de Saúde), o Samu – 192, vem realizando um trabalho de orientação e conscientização junto as escolas de Votuporanga, haja vistas que no período de férias escolares o número de trotes aumentava consideravelmente. “A equipe procurou demonstrar que enquanto o Samu atende a um trote, um acidente real poderia não estar sendo atendido e pessoas poderiam morrer devido à brincadeira”, disse.

O processo digital de gravação de chamadas e identificação do número chamado também foi um outro fator que coibiu as ligações enganosas.

Um trote pode fazer que uma ambulância e uma viatura sejam deslocadas para o local onde não acontece nada, muitas vezes a Polícia Militar também vai, isso gera um gasto público e, caso uma chamada local ocorra para um local mais distante, o tempo resposta para o atendimento de quem realmente precisa pode dobrar ou demorar até mais que isso, já que os profissionais estão ocupados com o trote.

Perigo – Em maio deste ano, uma viatura da Polícia Militar capotou na rua Amazonas, quando estava a caminho de uma ocorrência motivada por um possível trote. O veículo foi atingido lateralmente por outro automóvel no cruzamento com a rua Tietê, quando rumava para atender a denúncia de crime no Banco do Brasil, no bairro Pozzobon. Os policiais receberam a informação de que, na região Norte da cidade, criminosos estariam colocando explosivos dentro de uma agência bancária. O autor da ligação foi localizado próximo à instituição financeira, aparentemente embriagado. Ele disse à PM que viu três indivíduos em um VW Passat bege. A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password