Saev conquista R$22 milhões para construir poço profundo

O prefeito Junior Marão e o superintendente da Saev Ambiental (Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga), Orcar Guarizo, anunciaram ontem um investimento importantíssimo para a cidade, a perfuração de dois poços profundos e a construção de dois sistemas de água, com capacidade de produção de 450 m³ por hora cada. O Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, liberou, por meio do PAC 2, recursos de R$22.974.813,09 para o município. 

Junior Marão explicou que há muito tempo estes recursos eram pleiteados, pensando no futuro do município. “A cidade está crescendo muito. Há
cinco anos, Votuporanga tinha 30 mil ligações de água. Agora, tem mais de 35 mil, uma média de mil novas por ano. Tudo isso, pelo crescimento da indústria, comércio e a grande quantidade de loteamentos novos”, destacou.
De acordo com o prefeito, a administração municipal analisa hoje mais de 30 pedidos de loteamentos, são em média seis mil lotes. 
Segundo Oscar Guarizo, a necessidade de água do município aumento 41% nos últimos cinco anos.
Com este crescimento, a cidade começou a sentir a falta de água. Há bairros, que, dependendo o dia da semana e a hora, este recurso não chega.
“Nosso sistema começou a ficar estrangulado. O Marcelo Marin nos passou este problema enquanto superintendente da Saev; e o Oscar Guarizo continuou com esta preocupação e buscando os recursos”, contou o prefeito.
A equipe da Saev elaborou o projeto e enviou para Brasília em março deste ano. Em junho aconteceu a visita técnica para a defesa do projeto. “Ficaram impressionados com o nosso trabalho, que tecnicamente é viável”, comentou Junior Marão.
Para conseguir a aprovação do projeto, o município contou com apoio dos deputados Edinho Araújo, João Dado e José Olímpio. 
“Vamos garantir água para uma população de até 13 mil habitantes pelos próximos 30 anos. Não podemos crescer sem qualidade de vida e o investimento veio na hora certa”, finalizou o prefeito.
O vereador Eliezer Casali, presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do trabalho de toda equipe técnica da Saev e da credibilidade do município. “Votuporanga consegue as coisas porque tem bons políticos, bons representantes. O prefeito tem credibilidade e o município bons técnicos”. 
Já o deputado estadual Carlão Pignatari garantiu que os recursos não chegariam se o município não tivesse uma equipe séria na Saev, comprometida em elaborar um bom projeto. “Hoje, não é possível viver sem água e energia elétrica, por isso é fundamental ressaltar o envolvimento de todos neste trabalho”.
Oscar Guarizo faltou que toda a estrutura da Saev vem sendo construída desde a gestão de Carlão Pignatari como prefeito. “Primeiro, o investimento foi em esgoto, com ao criação da estação de tratamento. Agora, estamos buscando recursos para garantir água para toda a população”.
A Saev recebe o recurso como financiamento e vai efetuar o pagamento em 20 anos, com 48 meses de carência caso necessite. A assinatura do contrato deve acontecer em junho do ano que vem e, logo em seguida, será realizada a licitação para a obra.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password