Saev Ambiental sedia 1ª Oficina de Cadastro Arbóreo

Encontro teve como objetivo capacitar os servidores para efetuar o cadastro de forma eficaz e constituir o Inventário de Arborização Urbana, que traz inúmeros benefícios para a cidade

Servidores da Saev Ambiental participaram da 1º Oficina de Cadastro Arbóreo, realizada neste mês na sede da autarquia pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentável (Cidas). O encontro teve como objetivo capacitar os colaboradores para efetuar o cadastro de forma eficaz e constituir o Inventário de Arborização Urbana, que traz inúmeros benefícios para a cidade, entre eles, arborização de qualidade. No entanto, para que isso ocorra é necessário planejamento e conhecimento do patrimônio arbóreo do município.

“A amostragem dessa arborização varia de acordo com os objetivos do inventário, dos recursos disponíveis, das tipologias florestais e sua variabilidade. Por meio dele podemos descobrir os principais problemas de cada espécie e fornecer informações para novos plantios e adequação de práticas de manejo”, explicou o superintendente adjunto da Saev Ambiental, Marcelo Zeitune. Além disso, o inventário serve também para quantificar custos, realizar programas de conscientização ou educação ambiental e, com a divulgação dos resultados, buscar apoio da população.

 

Cidas

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentável (Cidas) é a união de 13 municípios da região que formam uma entidade voltada para o desenvolvimento e execução de ações e projetos ambientais sustentáveis. O Cidas busca soluções alternativas de gestão para promover eficiência dos serviços públicos com responsabilidade socioambiental. Fazem parte do Consórcio os seguintes municípios: Américo de Campos, Pontes Gestal, Paulo de Faria, Cardoso, Álvares Florence, Parisi, Pedranópolis, Meridiano, Valentim Gentil, Votuporanga, Cosmorama, Nipoã e Jaci.

 

Mais de 23 mil árvores em 14 meses

Nos últimos 14 meses, a Saev Ambiental vem intensificando alguns programas e serviços para o fomento da arborização urbana, a começar pelo plantio de mudas em calçadas, em áreas de preservação ambiental, praças, canteiros, nos novos loteamentos residenciais, dentre outros.

O Placar da Árvore disponível no site da autarquia aponta para 23,3 mil novos plantios realizados na cidade desde o início de 2017. Deste total, 10,7 mil foram plantadas foram plantadas por loteadores em calçadas ou áreas verdes de novos bairros e outras 10,8 mil novas mudas foram plantadas pela autarquia em projetos de reflorestamento e também pelo Disque Árvore.

“O plantio de árvores é uma ação que favorece de forma direta a melhoria das condições climáticas nas cidades, contribuindo para a produção de oxigênio, oferecendo sombra nos dias de sol, regulando a temperatura do ambiente e reduzindo o efeito estufa. A Saev Ambiental, a partir da gestão do prefeito João Dado, tem realizado um trabalho efetivo para ampliar e estimular a criação de mais espaços verdes no município”, comenta o Superintendente adjunto da autarquia, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password