Saev Ambiental: Comissão entrega Plano de Segurança da Água para prefeito

O superintendente da Saev Ambiental de Votuporanga, Oscar Guarizo, juntamente com a Comissão para Elaboração do Plano de Segurança da Água do município entregaram para o prefeito Junior Marão, o PSA – Plano de Segurança da Água do município de Votuporanga. A cerimônia foi no gabinete do prefeito na manhã de hoje (4/2).

 

O Plano de Segurança de Água é um documento que identifica prováveis riscos que são verificados em um sistema de abastecimento, desde a origem da água bruta até a torneira do consumidor. “O plano estabelece medidas de controle para reduzir ou eliminar riscos e institui processos para verificar a eficiência da gestão dos sistemas de controle e qualidade da água produzida. Sua prática é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que publicou um estudo, cuja recomendação é que as empresas concessionárias de sistemas de abastecimento público desenvolvam planos de segurança para garantir a qualidade da água, incorporando metodologias de avaliação e gestão de risco”, destacou o superintendente da Saev Ambiental.

 

O PSA tem como principal objetivo, garantir a qualidade da água para consumo humano através da utilização de boas práticas no sistema de abastecimento. Seus objetivos específicos são: prevenir ou minimizar a contaminação dos mananciais de captação; eliminar a contaminação da água por meio do processo de tratamento adequado e prevenir a (re)contaminação no sistema de distribuição da água (reservatórios e rede de distribuição).

 

De acordo com Junior Marão, Votuporanga possui uma das melhores água do Brasil e tem um índice de apenas 17% de desperdício enquanto a média nacional é de 40%. “Temos que nos orgulhar da qualidade de nossa água e dos serviços prestados pela Saev”, enfatizou o prefeito.

 

A Comissão para Elaboração do Plano de Segurança da Água de Votuporanga foi constituída em agosto do ano passado e é formada por uma equipe técnica – Divisão de Produção e Qualidade da Água e representantes dos demais departamentos da Saev. A comissão é coordenada por Camila Esteves da Silva e Edna Roseli Morillo.

 

Poços

A Saev Ambiental tem a crescente preocupação com os níveis de desempenho dos seus sistemas de abastecimento, além de atender os padrões de qualidade da água, o PSA foi elaborado visando prevenir os riscos à saúde e melhorar a distribuição para a população atendida. No total, a Saev possui poços na Zona Norte, Zona Sul, Simonsen e Vila Carvalho e um sistema de captação (represa Saev/Marinheirinho) e a Estação de Tratamento de Água (ETA/Centro). No final do ano passado, a Saev conseguiu a aprovação do projeto para construção de dois novos poços junto ao Governo Fede

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password