SAE realiza testagem rápida para Hepatite C sem agendamento nesta quarta-feira

O SAE (Serviço de Assistência Especializada) da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira (29) das 7h as 16h um dia de intensificação de testagem rápida para Hepatite C, na própria sede do órgão. A ação faz parte do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, lembrado em 28 de julho. Para ser submetido ao teste rápido para a hepatite C, basta ir diretamente ao SAE munido de documento de identidade. Não é necessário fazer o agendamento.

Atualmente, algumas unidades básicas de saúde disponibilizam a testagem rápida por meio de agendamento e outras através sorologia convencional – ambos exames são realizados por agendamentos na própria unidade.

 

O tratamento das pessoas que convivem com hepatites Virais B ou C tanto de Votuporanga como também dos 17 Municípios da região, são realizados no SAE de Votuporanga. O encaminhamento é simples – o paciente deve procurar uma unidade de saúde, agendar e em seguida ser submetido ao exame. Caso o resultado do exame for reagente o paciente será notificado e encaminhado ao SAE – que se responsabilizará pela solicitação de exames complementares e inicio do tratamento.

 

Hepatites virais

Em Votuporanga, de 2014 a 2015, foram notificados 173 casos de hepatites. Só neste ano, de janeiro até agora, foram 71 casos positivos da doença.

 

Transmissão e Sintomas

A doença atinge o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. A enfermeira do SAE, Stela Rodrigues Lopes explica que as principal via de transmissão do vírus é o sangue (alicate de unha comum em salões de beleza, por exemplo). “A Hepatite C tem forma aguda e crônica. A maioria das pessoas que está infectada com o vírus tem hepatite C crônica, pois a doença geralmente não manifesta sintomas em sua fase inicial”.

 

Os seguintes sintomas podem ocorrer com a infecção por hepatite C, e são decorrentes da doença do fígado avançada: dor abdominal, inchaço abdominal, sangramento no esôfago ou no estômago, urina escura, fadiga, febre, coceira, icterícia, perda de apetite, náusea e vômitos.

 

O SAE está localizado na rua Minas Gerais nº1850, no bairro São João e atende pelo telefone (17) 3405-1584.  Todas as unidades de saúde possuem folhetos informativos sobre hepatites virais.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password