Revista Exame: Votuporanga é a 7ª cidade mais desenvolvida do Brasil

Em menos de uma década, município pulou da 72ª posição para a 7ª, graças a uma série de avanços na educação, saúde e na geração de emprego e renda

Votuporanga se destaca mais uma vez como uma das cidades brasileiras com um alto índice de desenvolvimento, segundo um estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulgado no final do ano passado e publicado pela Revista Exame nesta quarta-feira (6).  De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), o município é o 7º mais desenvolvido do Brasil.

Em menos de uma década, Votuporanga pulou da 72ª posição para a 7ª, graças a uma série de avanços na educação, saúde e na geração de emprego e renda. O estudo levou em consideração dados de 2013. No Estado de São Paulo, o município está na 5ª colocação. Na região noroeste paulista, apenas São José do Rio Preto está à frente de Votuporanga, no 2º lugar do ranking.

“Por mais um ano, figuramos entre as 10 melhores cidades do Brasil, o que evidencia o bom momento de nosso município e a seriedade da administração que, mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas, continua investindo em áreas cruciais, como saúde, educação e na geração de emprego e renda, e também obras importantes”, afirma o prefeito Junior Marão.

Nos últimos anos, o município investiu numa política forte de geração de emprego e renda para a população, ampliando a oferta de cursos de capacitação de mão de obra e também o número de vagas de empregos, com a abertura de novas empresas e indústrias.

Por outro lado, investiu na educação e saúde. A rede municipal de ensino, por exemplo, obteve nota acima das médias nacional e estadual, no IDEB 2013 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A cidade manteve a nota 6,4 – índice semelhante aos dos países desenvolvidos – e com isso figura entre as 10 melhores notas do Estado de São Paulo, nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

Na área da saúde, Votuporanga possui uma das redes mais estruturadas da região, com um hospital referência em diversas especialidades, um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) para exames e consultas com especialistas e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atendimentos de emergência e urgência.

Além disso, a Prefeitura investiu na reestruturação das unidades de saúde, nos bairros, melhorando o acesso à população à saúde pública. O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS) elaborado pelo Ministério da Saúde revelou que somente 1,9% da população brasileira vive em municípios cujos serviços públicos de saúde têm notas acima de 7, entre eles Votuporanga.

Um outro estudo divulgado recentemente, produzido pela consultoria Urban Systems e divulgado pela Revista Exame, colocou Votuporanga entre as melhores cidades do Brasil para fazer negócios.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password