Reportagem especial: menores na rota do crime: cresce número de adolescentes envolvidos no tráfico de drogas

A Polícia de Votuporanga está registrando um crescimento assustador no número de jovens e adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas. Somente nos últimos dez dias, foram detidos seis menores de idade, envolvidos com o tráfico de entorpecentes.

Conforme os números levantados pela reportagem do votunews.com.br, no último final de semana, a Polícia Militar de Votuporanga flagrou quatro adolescentes realizando tráfico de drogas pelos bairros Matarazzo, São João, Vila América e Cohab Cris, ocasiões em que foram apreendidos quase um quilo em porções de maconha, crack e cocaína e centenas de reais provenientes do comércio das drogas.

Na noite desta quinta-feira, a equipe da Força Tática de Votuporanga apreendeu um adolescente no bairro Matarazzo, e com ele os policiais encontraram dezenas de pinos de cocaína.

O flagrante aconteceu por volta das 19h30, durante patrulhamento da equipe de Força Tática pelas ruas da região sul da cidade.

O adolescente de 16 anos anos foi surpreendido na rua Joaquim Franco Garcia com 49 pinos de cocaína, e quatro invólucros grandes e pequenos com maconha. Com ele também foram localizados cerca de R$ 70.

O supeito tentou fugir com a droga, mas acabou detido,  na Delegacia, ele contou aos policiis que estava vendendo o entorpecente no local por que precisa de dinheiro.

O jovem foi apreendido por ato infracional de tráfico de drogas e vai responder pelo ato no juizado da infância e juventude.

 

Adolescentes na rota do crime:

Segundo nota emitida pelo comando da Polícia Militar de Votuporanga, dos quatro casos, todos com dezessete anos de idade, três adolescentes permaneceram apreendidos, e, o quarto infrator, flagrado três vezes praticando tráfico de drogas no prazo de um mês, foi sindicado e liberado na delegacia de Polícia.

 

“É cada vez mais comum o envolvimento de adolescentes praticando tráfico de drogas, bem como, ainda mais comum, se tornarem viciados, o que acarreta centenas de outros crimes, como furtos a residências e furtos de motocicletas. Essa situação que cresce a cada dia não pode vista somente como um caso de polícia e de responsabilidade da Polícia”, diz o capitão Edson Fávero.

Ainda de acordo com o capitão, é certo que as reiteradas reincidências estão relacionadas com a sensação de impunidade reinante entre os adolescentes infratores, os quais praticam atos infracionais diariamente.

Para ele, há outros fatores a serem abordados e estudados, como o consumo desenfreado de drogas pela sociedade de uma forma em geral, que alimenta e sustenta o tráfico de drogas, em especial pelos jovens em noitadas desenfreadas em festas, cada vez mais reservadas e restritas a grupos fechados de consumidores de drogas e bebidas alcoólicas.

Responsabilidade

Para o comandante da Polícia Militar, capitão Fávero, a a responsabilidade recai sobre os pais desses jovens têm muita responsabilidade pelo envolvimento de seus filhos com drogas, pois fica evidente que não possuem nenhum controle nem autoridade sobre os mesmos. “Cada um faz o que quer, onde e a que horas bem entender. É perceptível que o tráfico de drogas, apesar das prisões, não diminui, só aumenta.

Isso se a um consumo cada vez maior por “usuários sociais”, “aventureiros” inicialmente e aos já doentes, escravos do vício em crack, cocaína, maconha e drogas sintéticas”, sintetizou.

 

Mais de 30 criminosos atrás das grades

A Polícia Militar tem feito sua parte, prevenindo e reprimindo ações criminosas, porém, isso não tem bastado para mudar a situação, a sociedade precisa trabalhar as causas que tem levado tão expressivo número de seus integrantes, homens e mulheres, jovens e adolescentes a se tornarem viciados, bem como a falta de temor entre os criminosos em serem flagrados e encarcerados.

 

A Polícia Militar continua no combate incessante à criminalidade, afirma o Cmt da 3ª Cia PM Votuporanga, capitão PM Edson Fávero, nos primeiros vinte dias do mês de maio, vinte e sete criminosos já foram encarcerados por prática de crimes diversos. Votuporanga, 20 de maio de 2013.

votunews

 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password