Rede Pública de saúde passa a oferecer vacina contra a catapora

A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga, por determinação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI), passa a oferecer a partir deste mês de setembro, em toda a rede pública de saúde, a vacina contra varicela (catapora) incluída na tetra viral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola.

A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral.

 

A população deve se informar na unidade de saúde mais próxima para saber se a vacina tetra viral já está disponível. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunização do município, Danieli Fortili, algumas unidades de saúde da cidade ainda estão adequando a rotina à nova vacina. A previsão é que todas as salas de vacinação estarão ofertando as doses até o final do mês.

 

A vacina tetra viral é segura – tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas. Não haverá campanha de vacinação, pois a vacina tetra viral será disponibilizada na rotina dos serviços públicos em substituição à segunda dose da vacina tríplice viral. A vacina evita complicações, casos graves com internação e possível óbito, além da prevenção, controle e eliminação das doenças sarampo, caxumba e rubéola.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password