Rede Municipal: Projeto “Escritor na Escola” trabalha a inclusão

A necessidade da reflexão sobre o respeito sem limites às diferenças foi o tema abordado pelo autor Djair Galvão Freire durante toda esta semana com os alunos dos Centros de Educação Municipal (CEM) da Rede de Ensino de Votuporanga. A programação faz parte do projeto “Escritor na Escola”.

Com base no livro “O Saci de Duas Pernas”, que usa figuras conhecidas dos mitos e lendas para refletir sobre a necessidade do respeito sem limites às diferenças, de sua autoria, Freire vem trabalhando o tema igualdade com os estudantes.

 

O personagem central da fábula, um Saci, nasce com “necessidades especiais”, tem duas pernas e sofre muito até ser aceito no mundo em que vive. “A história é cheia de criaturas que são ‘normais’ exatamente porque são ‘diferentes’. Compreender isso é essencial para aceitarmos os que não são iguais a nós na forma, no conteúdo e no jeito de ser”, enfatiza Freire.

 

Segundo Freire, a ideia de escrever o livro surgiu da vivência do autor em sala de aula. “A ideia nasceu quando eu era professor do ensino fundamental. Na sala de aula presenciava situações de discriminação entre os alunos” explica o autor.

 

A passagem em que os personagens se reúnem na floresta para discutir o “problema” do Saci representa o movimento delicado e criativo do autor na transmissão de uma mensagem simples de ser entendida e difícil de ser posta em prática: é preciso aprender a respeitar as diferenças. “Seja esta diferença uma orelha comprida, um nariz grande, o uso de óculos com grau elevado ou qualquer outra ‘necessidade especial’”, destaca Freire.

 

Djair Galvão Freire

Jornalista, natural do Rio Grande do Norte e radicado na capital paulista desde a década de 1990, Djair Galvão Freire atuou em rádios e jornais de Natal e do interior potiguar.

 

Em São Paulo foi colaborador da Agen (Agência Ecumênica de Notícias), do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, do Grupo Tortura Nunca Mais e dirigiu o Jornal Página 1.

 

É professor titular de História da rede municipal de ensino de São Paulo. Participou do projeto Educom.Rádio, da Prefeitura de São Paulo, e foi Coordenador de Projetos Educacionais do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Curuçá.

 

Projeto Escritor na Escola

O projeto “Escritor na Escola” visa o conhecimento da vida de um escritor e sua obra, através da leitura e releitura do livro, biografia e contato com o autor, com o intuito de contribuir com o processo de aquisição da leitura e escrita e tem como objetivo desenvolver no aluno o hábito da leitura e da escrita, assim como habilidade oral dos alunos.

 

Foto: Elaine Enside

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password