Radares móveis começarão a operar em breve na cidade

 


Dando sequência à série de reportagens especiais do Diário de Votuporanga, chegou a vez do secretário municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, Antônio Alberto Casali, responder às questões propostas.
Com relação ao tanto que o município gasta com Segurança no trânsito, Casali explica que não há um valor fixo já que há gastos neste mês que poderão não acontecer no próximo, como, por exemplo, manutenção de semáforos, pinturas de solo, etc.
“O que podemos concluir é que o prefeito Junior Marão tem uma preocupação muito grande com o trânsito e consequentemente com a segurança do munícipe. Estamos investindo muito para isto”, relata.
Segundo o secretário, foram mais de 3,5 mil multas aplicadas por radar em 2013. Neste ano, de 1.º de janeiro a 31 de março, foram 1486.
Já com relação às multas aplicadas por agentes de trânsito em 2013, o número chega a 6797. Neste ano, o número ultrapassa os 1390.
“O valor estimado com a renda das multas é em torno de R$ 50 mil por mês, revertido para as melhorias do Trânsito”, conta o secretário.
Mudanças

Questionado sobre as principais mudanças no trânsito em 2014, Casali destaca os cruzamentos com rotatórias e taxões, pintura de solo para reforçar vagas de estacionamento, aumento de vagas de estacionamento para motos e carros na área central da cidade, bem como a ampliação da Área Azul para quatro quarteirões com objetivo de aumentar a rotatividade destas vagas.
“Em breve também será liberado o viaduto na continuidade da Avenida Wilson de Souza Foz que proporcionará grandes melhorias para o fluxo no trânsito sentido zona norte/centro e vice-versa”.

Aulas de Educação no Trânsito
“O Projeto já está sendo executado via Secretaria da Educação a todos os alunos de primeiro a quinto ano da rede municipal. A Prefeitura também lançará brevemente uma grande campanha para a Educação de Trânsito”, adianta.

Acidentes
Questionado se a quantidade de acidentes diminuiu após a implantação de radares e lombadas eletrônicas, Casali é enfático.

“Sim, consideravelmente, porém, a maioria dos acidentes é causada por falha humana. Em determinados casos o equipamento pode ajudar, mas é fundamental que o motorista seja sempre atento às leis de trânsito para a redução de acidentes”.
Efetivo
Segundo o secretário, hoje o efetivo é de 15 agentes de trânsito, mantendo esta média desde 2013. “Eles costumam agir na cidade toda, principalmente nos locais de grande fluxo e em escolas”, informa Casali, acrescentando que há possibilidade de contratação de mais profissionais.

Radares
Indagado sobre a previsão da implantação de mais radares, o secretário revela que “estamos reestruturando locais onde será necessária a instalação de outros radares. Quanto ao radar estático (móvel) começaremos a operá-lo em breve”.

Semáforos
Segundo Casali, há ainda previsão de instalação de mais semáforos, “em alguns lugares que entendemos serem críticos como o cruzamento Rio de Janeiro/São Paulo, Itacolomi/Ivaí, entre outros”, finaliza. Fernanda Ribeiro – Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password