Quatro bicicletários estão sendo confeccionados na cidade

Serão instalados: na esquina do calçadão com a rua Amazonas, próximo à Concha Acústica; na praça São Bento; no Poupatempo (rua Bahia, 3389, no prédio do antigo Mercadão Municipal); e na rua Mato Grosso, entre a rua Amazonas e Pernambuco.

O Secretário de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Antonio Alberto Casali, disse que quatro bicicletários estão sendo confeccionados na cidade. “O projeto está em 50%. Os bicicletários serão de ferro e serão colocados em quatro pontos estratégicos”, disse. A Secretaria está trabalhando para que o projeto possa ser resolvido o mais rápido possível.

Os quatro bicicletários serão instalados: na esquina do calçadão com a rua Amazonas, próximo à Concha Acústica; na praça São Bento; no Poupatempo (rua Bahia, 3389, no prédio do antigo Mercadão Municipal); e na rua Mato Grosso, entre a rua Amazonas e Pernambuco. “Esses quatro bicicletários, certamente, vão suprir a necessidade de todos aqueles que usam o centro da cidade no decorrer do dia”. O secretário de Trânsito afirma que não se pode punir quem amarra ou tranca a bicicleta em um poste, porque não se tem onde colocá-la.

Antonio Casali não prevê uma data em que os bicicletários serão entregues, porque ainda estão sendo confeccionados, mas para ele, a entrega é questão de honra. “O bicicletário da Praça Matriz é praticamente usado pelos funcionários do próprio Supermercado Santa Cruz. É justo eles usarem por conta da facilidade.

Implantação das ciclovias

Ele diz ser totalmente favorável com a implantação das ciclovias na cidade. “Inclusive o prefeito Junior Marão demonstra total afinidade com essa ideia, conversei com ele recentemente e ele quer, após a conclusão do seu mandato, deixar a cidade com uma mobilidade muito fácil com o transporte de bicicletas”. De acordo com Casali, a proposta do prefeito juntamente com a Secretaria de Trânsito é fazer com que, onde for necessário e possível, instalar as ciclovias.

Ciclovia do V Distrito Industrial

A ciclovia do V Distrito Industrial não é direcionada diretamente à Secretaria de Trânsito, é uma parceria que foi feita com a Secretaria de Obras. “A Saev Ambiental também trabalha e conserva o local. Aquela ciclovia deve ter  900 metros, é algo interessante mas não é prioridade”.

Conscientização

Para o secretário, a população precisa se conscientizar. “Não podemos ter em mente de que alguém não vai trabalhar de bicicleta porque quem usa a bicicleta tem um poder econômico menor. Se observarmos cidades maiores, vimos pessoas de terno e gravata usando a bike. Então, precisamos desmistificar de que a bicicleta só é usada por pessoas de classe financeiramente não muito alta”, afirma.

O secretário alega que as pessoas devem fazer com que a bicicleta venha para o seu dia-a-dia.”Hoje, nós temos 75 mil veículos em Votuporanga, sendo 28 mil motos. O restante é carros, caminhões, ônibus, entre outros veículos. Se 10% desses carros ficassem nas garagens e se tivéssemos uma ciclovia para se usar, eu acho que o trânsito de Votuporanga melhoraria infinitamente”, conclui.

Paola Munhoz/Votunews

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password