Roubos aumentam 150% no mês de março em Votuporanga

O número de roubos registrados em Votuporanga aumentou 150% no mês passado. Foram registrados dez casos em março e apenas quatro em fevereiro.

Mas se somada às ocorrências registradas nos três primeiros meses deste ano, houve uma redução de 30% em relação ao mesmo período do ano passado. De 23 caiu para 16 roubos.

Porém, de acordo com José Moreti, especialista em segurança, o aumento deste tipo de ocorrência no mês passado é reflexo de dois fatores que são realidade em várias cidades do país. “A população cresce, mas o número de policiais não”, disse o especialista.

J.B.F., 37 anos, vigilante, que preferiu não se identificar, já teve a casa invadida por bandidos três vezes. Ele morava no bairro São João em Votuporanga. Todos os roubos foram realizados durante o dia.

“O pior é que a gente sabe quem foi, mas não tínhamos prova. Por isso a polícia não pode fazer nada”, disse o vigilante.

Durante os roubos os bandidos levaram vídeo game, batedeira, controles remotos e R$ 300 em dinheiro. A casa nunca foi arrombada pelos bandidos. “Costumávamos guardar a chave na janela de casa. Certeza que eles sabiam aonde a gente deixava”, afirmou o morador.

“O bandido sempre analisa bem o local que ele quer assaltar. Na maioria das vezes ele [bandido] fica dias sondando a área que pretende invadir”, explicou Moreti.

Aumento

A quantidade de furtos também aumentou na cidade. Foram registradas 85 ocorrências em fevereiro e 111 no mês passado. Mais de 30% de aumento de um mês para o outro.

O número de pessoas feridas em acidentes de trânsito aumentou 9%. Foram 97 registros no mês passado e 89 ocorrências em fevereiro.

Trimestre

De acordo com os dados divulgados ontem pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a quantidade de furtos registrada nos três primeiros meses deste ano foi 29% menor que a do mesmo período do ano passado. De 438 em 2012, caiu para 308 em 2013.

Em relação as vítimas de acidentes de trânsito, o índice aumentou 12% de janeiro a março deste ano. De 262 nos três primeiros anos do ano passado, saltou para 294 no primeiro trimestre de 2013.

Estado

Em Votuporanga os roubos aumentaram, mas em todo o Estado de São Paulo o índice caiu 4,65%. De 21.452 ocorrências em fevereiro, caiu para 20.455 registros em março.

Diminuiu também o número de latrocínios, que é roubo seguido de morte, no mês passado em relação ao mesmo período do ano passado (5,56%). De 36 caiu para 34 registros.

Roubo a banco foi o outro tipo de ocorrência que diminuiu no Estado (40%). Foram 30 casos em fevereiro e 18 casos em março.

Por Guilherme Vila Real

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password