Qualidade de Vida: Idosos do Cras Leste reúnem-se para as oficinas de música e leitura

Encontros são realizados às quintas-feiras; espaço é de compartilhamento de saberes socioculturais e canções para a manifestação de suas emoções dos participantes

Promover a saúde de idosos com ações programadas para o canto e para as práticas de letramentos literários é o que propõe o “Projeto Travessias Literárias e Musicais na Promoção à Saúde de Idosos”, realizado pelas secretarias de Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga.

Os idosos são do Grupo “Alegria de Viver”, do Cras Leste de Votuporanga, e reúnem-se semanalmente para leitura e discussão de poemas, biografia de cada um dos poetas lidos e letras de canções da Música Popular Brasileira. “O grupo conta hoje com aproximadamente 30 idosos, que após as leituras feitas oralmente e os treinamentos respiratórios e vocais necessários, possam cantar algumas canções e declamar os poemas, posteriormente, expressando ao grupo os seus pensamentos a respeito dos sentimentos trazidos à tona por meio dessas atividades” conta a fonoaudióloga  do Nasf (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), Maria Ignez Pedroso

O trabalho conta ainda com a colaboração especial de uma musicista que participa dos encontros tocando violão as músicas selecionadas e comentando sobre a história da música e sobre a biografia dos compositores.

Para Maria Ignez, a música é indispensável para o bem estar na terceira idade, uma vez que se trata de uma ferramenta essencial à manutenção de um cérebro saudável. “A atividade musical se apresenta como um exercício cognitivo de grande valia aos idosos, tornando seus cérebros mais aptos e capazes à acomodação dos desafios do envelhecimento”.

Dona Maria Ferreira da Silva, de 64 anos, conta que sempre participou do projeto e gosta muito das atividades desenvolvidas em grupo. “Adoro participar dos encontros. Estando aqui, estou sempre alegre, e o desânimo vai embora”.

Também com 64 anos, e vendendo saúde, dona Aparecida Maria de Souza é só animação. “É muito bom. A gente se distrai, se diverte, brinca e batemos muito papo nas rodas de conversa nesse grupo de leitura”.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password