Prosad Votuporanga é premiado em Seminário Internacional

O Programa de Saúde do Adolescente – Prosad de Votuporanga da Secretaria Municipal da Saúde recebeu o prêmio ”Dr. Francisco Mendes”, durante o I Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas. O evento foi promovido no início deste mês, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

 

De acordo com a coordenadora do programa, a psicóloga – Rosely Eleutério Rodrigues, a honraria se deve a excelente qualidade dos serviços prestados à saúde do adolescente no município. O Programa é um dos responsáveis pela diminuição da gravidez na adolescência em Votuporanga; em 2011 a taxa de gravidez na adolescência foi de 15,99%, e em 2012, até o mês de novembro, esse índice caiu para 14,31%.

 

O objetivo do Prosad é oferecer a crianças e jovens entre 10 e 20 anos de idade, de ambos os sexos, um atendimento à saúde. “Esse serviço é focado no físico, psíquico e social, permitindo assim, prevenir, diagnosticar e reabilitar todas as alterações que impeçam o desenvolvimento integral do adolescente” – esclarece a coordenadora.

 

Em Votuporanga, o serviço é promovido com a colaboração de parceiros: Delegacia de Ensino de; Programa do Agente Comunitário da Saúde, Programa Municipal DST/AIDS, Projeto de Atenção à Primeiríssima Infância – Proapi e Rotary Club “Novo Milênio”.

 

Atualmente o Prosad de Votuporanga trabalha com o Departamento Regional de Saúde (DRS) para implantar o Programa e a Caderneta do Adolescente em 102 cidades da região.

 

No município o programa funciona nas Unidades de Saúde “Dr. Ruy Pedroso” do bairro Palmeiras às terças-feiras, e “Dr. Jonas Pires Correa”- Pozzobon às quintas-feiras. Em 2013 será implantado nas Unidades do bairro São João e em Simonsen em parceria com o Centro Social. A equipe é formada por profissionais de diversas áreas – dentista, enfermeira, fisioterapeuta, médicos, ginecologista, pediatra, educador físico, psicóloga, recepcionista e auxiliar de enfermagem.

 

Na foto:

1.                  Rosely Maria Eleutério Rodrigues – Coordenadora do PROSAD de Votuporanga.

2.                  Dra Albertina Duarte Takiut – Coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente de São Paulo.

3.                  Dr. Rodolfo Gomez – Gerente de Saúde Familiar e Curso de Vida da OPAS/OMS Brasil.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password