Prosad: gravidez na adolescência tem queda de 53% e projeto é referência no exterior

Projeto realizado por equipe de profissionais da Secretaria de Saúde será apresentado na Costa Rica na próxima semana; especialista reconhecida nacionalmente foi uma das autoras desse trabalho

A coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente (Prosad) de Votuporanga, psicóloga Rosely Maria Eleutério Rodrigues, apresenta na próxima sexta-feira (29) o trabalho “Comportamento da Gravidez na Adolescência no Município de Votuporanga – Análise Série Histórica de 2000 a 2014” durante o XIV Congresso Latino Americano de Ginecologia Infanto- Juvenil que será realizado entre os dias 26 e 29 de maio de 2015 em San José, na Costa Rica. Esta apresentação demonstrará os baixos índices de gravidez na adolescência que, em 14 anos, caíram 53%.

Além de uma equipe multiprofissional, este trabalho foi realizado também pela ginecologista Dra. Albertina Duarte Takiuti – referência em temas ligados à gravidez na adolescência no Brasil.

Serão apresentados os resultados da gravidez na adolescência em Votuporanga ano a ano, uma vez que, verifica-se que no ano de 2000, número total de nascidos vivos por residência foi de 236. Nos anos subseqüentes entre 2001 e 2014 foi registrada a diminuição de adolescentes grávidas:

A redução no número de meninas grávidas até os 14 anos foi ainda maior. Em 2000 eram 16 adolescentes em 2014, caiu para quatro – representando uma diminuição de 75%. “O PROSAD tem contribuído para a diminuição da gravidez da adolescência em Votuporanga que teve o índice de 11,83% em 2014”, orgulha-se Rosely.

Trabalho

O trabalho foi desenvolvido pelo dentista Walter José da Silva, pelo ginecologista – Sergio Ricardo da Silva Buzzato, pela fisioterapeuta – Lana Cristine Webb, Andrea Rogê Ferreira Marcucci – dentista, Paula Zapparolli Carrilho – dentista, e pela consagrada ginecologista Dra. Albertina Duarte Takiuti.

A Profa. Dra. Albertina Duarte Takiuti é ginecologista, doutora pela Universidade de São Paulo, responsável pelo Ambulatório de Saúde do Adolescente no Hospital das Clinicas de São Paulo e coordenadora do Programa Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Prosad

O Prosad foi implantado em Votuporanga em 1997, atendendo adolescentes de 10 a 20 anos do sexo masculino e feminino, gestantes e não gestantes. Eles recebem orientações em grupos educativos e são acompanhados por uma equipe multiprofissional (ginecologista, pediatra, psicóloga, dentista, enfermeira, fisioterapeuta, educadora perinatal e agente comunitária de saúde) a fim de orientar a gestante adolescente. “A expansão do programa para as unidades de saúde da periferia visa ressaltar a importância do desenvolvimento de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças” – explica a psicóloga.

Atualmente ele é promovido nos Consultórios Municipais “Dr. Ruy Pedroso” – Palmeiras I, “Joaquim Belarmino Vieira” – Simonsen, “Dr. Gumercindo Hernandes Morales” – São João e na unidade de saúde “Daniele Cristina Lamana”- Parque das Nações. Nas escolas “Profª Esmeralda Sanches da Rocha”, “Profª Maria Nívea Costa Pinto Freitas”, “Prof.Valdir Gonçalves de Lima” e “Prof. Orozimbo Furtado Filho” e também no Dafic o Prosad funciona em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).

Segundo a psicóloga, o Prosad em Votuporanga contribui com uma das principais  metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU (Organização das Nações Unidas), que objetiva “diminuir os índices de gravidez na adolescência, valorizar a mulher e a igualdade entre os sexos, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde da gestante, combater a aids e outras doenças” – explica.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password