Prorrogada campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo em Votuporanga

Meta é atingir 95% da cobertura vacinal; 14 unidades de saúde seguem com a vacinação até o dia 12 de dezembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo (tríplice viral, que protege também contra caxumba e rubéola) foi prorrogada até o dia 12 de dezembro em todo o país, conforme decisão do Ministério da Saúde. A campanha, que iniciou dia 8 de novembro e seria encerrada no próximo sábado (29), visa a imunização de crianças entre seis meses e cinco anos.

Em Votuporanga, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foram vacinadas ao todo 5.795 crianças. Contra pólio, foram 3.076 o que representa 71,99% da meta municipal; e 2.719 crianças contra o sarampo, atingindo 72,84%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para esta campanha é 95%.

As crianças que ainda não tomaram a vacina devem ser encaminhadas com a caderneta de vacinação em uma das 14 unidades de saúde de Votuporanga, incluindo a policlínica “Dr. Alberto Pesciotto” – anexo a Secretaria de Saúde. O horário de atendimento é das 07h às 17h.

Poliomielite e Sarampo

A poliomielite, segundo a pasta, é um doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password