Projeto visa estimular cidadãos a separar o lixo

A Prefeitura de Votuporanga lançou na manhã de ontem o projeto “Reciclar é Preciso”. Com o lema “Mais que um projeto, uma atitude”, a proposta é desenvolver ações educativas ambientais para reduzir a produção de resíduos (lixo) e estimular o consumo sustentável, a reutilização e a reciclagem.
A iniciativa  acontece em parceria entre o Fundo Nacional de Meio Ambiente/Ministério do Meio Ambiente, Secretaria de Assistência Social e Saev Ambiental.
O superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, parabenizou a ideia. O geólogo Gustavo Gallo Vilela adiantou que, no ano que vem, uma legislação entrará em vigor para que os municípios destinem de maneira correta o lixo, proibindo o aterro. Ele destacou que a iniciativa é válida, porque a maioria do que é jogado fora, poderia ser reaproveitado. 
O secretário Egmar Marão Alfagali comentou que a atual administração cria projetos que visam ajudar as pessoas a resgatarem a cidadania, assim como a Coopervinte. “Existem muitos programas, como Bolsa Família, para que as pessoas ganhem uma ajuda do governo. Porém, o que fazemos aqui em Votuporanga é inserí-las novamente no mercado de trabalho”, frisou. 
O titular de Direitos Humanos, Emerson Pereira, disse que a Coopervinte é uma “máquina de sonhos”. “Aqui muitas pessoas tiram o sustento de suas famílias de maneira muito digna”.
Marli Pignatari, responsável por Assistência Social, disse que o projeto é de grande valor e convidou toda a população a participar. O presidente da Câmara, Eliezer Casali, e o diretor  do Sebrae, Sérgio Gromick, também fizeram o uso da palavra.
A coordenadora do “Reciclar é Preciso”, Márcia Passos, falou que a ideia será amplamente divulgada a todos os moradores, através de encontros em bairros e associações, além de feiras e em supermercados. 
O prefeito Junior Marão disse que quem ganha com a reciclagem é o meio ambiente. Ele contou também que, através de parcerias com o governo federal, a Coopervinte tem cerca de R$ 2 mi em investimento: cinco caminhões, seis prensas e três empilhadeiras. Marão recebeu um convite das mãos dos integrantes da Coopersol de Jales, Edson e Rosângela, para participar no próximo dia 26, do Encontro Regional de Cooperativas. 
O evento acontece em Jales e tem como proposta formar uma rede de cooperativas que lidam com o segmento de reciclagem.

Karolline Bianconi

karol@acidadevotuporanga.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password