Projeto “Olhos D’Água” realiza prática de conservação de solo na microbacia do Córrego Marinheirinho

Propriedades rurais do projeto “Olhos D’Água”, localizadas na microbacia do Córrego Marinheirinho, na porção a montante da represa de captação receberam no último mês de janeiro práticas de manejo e conservação de solo. O projeto conta com recurso da Agência Nacional das Águas em convênio com a Prefeitura de Votuporanga e Saev Ambiental.

 

A prática de conservação de solo foi realizada em 60 hectares. As atividades consistiram em: locação, execução e encabeçamento de curvas em nível em área de influência direta com a represa de abastecimento público do município.

 

Segundo a engenheira agrônoma da Saev Ambiental, Vanda Bazzo, as práticas de manejo e conservação de solo tem como função a redução da energia de escorrimento e armazenamento da água, para posterior infiltração ou contenção/condução segura do escorrimento superficial até um leito estável, evitando assim danos futuros às propriedades, estradas e córregos, como perdas de solo, nutrientes, assoreamento e carreamento de produtos químicos aos mananciais, gerando prejuízos aos produtores, a sociedade, e ao meio ambiente.

 

O gestor de Meio Ambiente, Gustavo Gallo, informou que além dessas atividades, já foram executadas, na mesma área, o plantio de espécies nativas e cercamento das áreas de preservação permanente de 21 nascentes, incluindo ainda a manutenção destas áreas pelo período de dois anos. Os participantes do projeto contarão também com atividades de educação ambiental.

 

“Estas atividades desenvolvidas nas propriedades a montante da represa são fundamentais para melhoria da qualidade e da quantidade da água disponível para o abastecimento público do município, uma vez que são estas nascentes que abastecem o manancial público”, ressaltou o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo.

 

O projeto “Olhos D’ Água” está em execução desde agosto de 2013 e se estenderá até meados de 2015.

 

Foto: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password