Projeto do estacionamento subterrâneo está cancelado; revitalização é retomada

Não haverá mudanças drásticas, serão feitas apenas troca de piso, reforma da fonte e paisagismo, com um investimento de cerca de R$ 368 milO futuro da praça Dr. Fernando Costa foi comunicado ontem pela Prefeitura de Votuporanga. Depois de mais de um ano abandonada, sendo motivo de protestos, manifestações, tanto verbais como também, por meios de faixas e cartazes, são anunciados que não haverá mais estacionamento subterrâneo e que a revitalização já começou.

“A Prefeitura de Votuporanga optou por não dar andamento ao projeto de implantação de estacionamento subterrâneo na praça Fernando Costa. Sendo assim, retomou o projeto de revitalização que preservará a estrutura arquitetônica original, com apenas algumas modificações necessárias ao melhor aproveitamento do espaço e acessibilidade”, informou a assessoria de imprensa do Executivo ao Diário.
O projeto de revitalização não trará mudanças drásticas, serão feitos apenas troca de piso, reforma da fonte e paisagismo, com um investimento de cerca de R$ 368 mil.
Um dos principais questionamentos da reportagem com a Prefeitura foi a chegada do Natal, momento o qual, certamente a cidade receberá diversos turistas, e a praça, que fica na região central, está até então, em plena situação de abandono. “Justamente por este motivo a Prefeitura retomou, por meio de empresa terceirizada, o projeto de revitalização nesta semana”, alegou o Executivo.

Repercussão
Acusações, críticas e diversos pronunciamentos já foram feitos por vereadores e também pelo grupo intitulado ‘Amigos de Votuporanga’ devido à situação da praça. Até mesmo um projeto de iniciativa popular para o tombamento do local foi criado, mas devido à ausência de um Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, o mesmo não poderia ser votado na Câmara.

A polêmica havia chegado até mesmo em uma organização mundial. O grupo havia lançado uma petição a favor do tombamento da praça na Avaaz, direcionada ao prefeito de Votuporanga, Junior Marão (PSDB). A Avaaz é uma comunidade de mobilização online que leva a voz da sociedade civil para a política global.
Outro fator marcante que aconteceu foi em abril, quando o cercado da obra da Concha Acústica amanheceu com faixas de protesto com os seguintes dizeres: ‘Gastem nosso dinheiro com saúde e educação’, ‘A praça não precisa de reforma, as pessoas que precisam’, ‘De onde será que vem todo esse concreto?’, ‘Queremos a estética original da praça. Modernidade aqui não.’ ANCELMO LIO Diario de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password