Projeto “Conversa de Vestibulando” inicia ciclo de capacitações na Biblioteca Municipal

Parceria entre Prefeitura, Unifev e Diretoria de Ensino promove discussões sobre livros cobrados nos vestibulares

A Biblioteca Municipal “Castro Alves” recebeu, nesta quarta-feira (21/3), o primeiro encontro do projeto “Conversa de Vestibulando”, realizado numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, a Unifev e a Diretoria Regional de Ensino.
Até o mês de outubro, a iniciativa promove um ciclo de capacitações gratuitas e abertas a toda comunidade, com foco na discussão das obras literárias cobradas nos principais vestibulares do Estado de São Paulo.

Os debates são coordenados por monitores voluntários do curso de Letras da Unifev e acontecem na Sala de Oficinas e Leitura da Biblioteca, localizada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”.

No primeiro encontro do projeto, o título abordado foi “Iracema”, clássico do romantismo brasileiro, escrito por José de Alencar e publicado pela primeira vez em 1865. A conversa a respeito da obra foi mediada pelas monitoras Agatha Silva e Daniela Leppos.

A próxima capacitação acontece no dia 7 de abril (sábado), às 15h. Durante a atividade, será discutido o romance “Coração, Cabeça e Estômago”, do português Camilo Castelo Branco, com mediação de Maíra Strube e Júlia Carvalho. Todos os participantes receberão certificado.

Os interessados podem se inscrever no local, com alguns minutos de antecedência ao início do encontro. A Biblioteca Municipal “Castro Alves” está localizada na Av. Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 (Jardim Alvorada/Parque da Cultura). Para mais informações, o telefone para contato é o (17) 3405-9670.

 

Sobre o projeto

Com foco na capacitação de alunos dos ensinos Fundamental (9º ano) e Médio, o projeto “Conversa de Vestibulando” oferece um auxílio extra aos estudantes de Votuporanga e região que pretendem realizar provas de importantes universidades públicas, como USP (Fuvest) e Unicamp (Comvest).

Entre os meses de março e outubro, a iniciativa realizará uma série de encontros, voltados para a discussão das obras literárias cobradas pelos vestibulares. A cada ocasião, serão levados ao público tópicos a respeito de um livro diferente.

Ao todo, serão realizadas 12 capacitações, sempre às quartas-feiras e sábados, no período da tarde, das 15h às 16h30, na Sala de Oficinas e Leitura da Biblioteca Municipal “Castro Alves”.

A iniciativa propõe a interação entre a universidade e as escolas públicas e particulares da região de Votuporanga e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o Curso de Letras da Unifev e a Diretoria Regional de Ensino, ligada à Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.

 

Confira abaixo o cronograma dos próximos encontros:

7 de abril, sábado, às 15h

“Coração, Cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco

Monitoras: Maíra Strube e Júlia Carvalho

 

18 de abril, quarta-feira, às 15h

“A cidade e as serras”, de Eça de Queirós

Monitoras: Emanuelli Nogueira e Milena Isabel

 

5 de maio, sábado, às 15h

“O cortiço”, de Aluísio Azevedo

Monitoras: Aline Cuin e Rhaianne Oliveira

 

16 de maio, quarta-feira, às 15h

“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis

Monitor: Lucas Cubo

 

13 de junho, quarta-feira, às 15h

“Vidas secas”, de Graciano Ramos

Monitoras: Emanuelli Nogueira e Laís Guimarães

 

16 de junho, sábado, às 15h

“Caminhos cruzados”, de Érico Veríssimo

Monitor: Igor José

 

4 de agosto, sábado, às 15h

“Negrinha”, de Monteiro Lobato; “Amor”, de Clarice Lispector; “A hora e a vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa e “O Espelho”, de Machado de Assis

Monitoras: Gabriela Neves, Larissa Gabriela e Andreia Sales

 

15 de agosto, quarta-feira, às 15h

“Capitães de Areia” de Jorge Amado

Monitores: Ingrid Barbosa e Danilo Fontoura

 

1 de setembro, sábado, às 15h

“Terra Sonâmbula”, de Mia Couto

Monitora: Juliane Alves

 

12 de setembro, quarta-feira, às 15h

“Mayombe”, de Pepetela

Monitoras: Karolina Donato e Maria Cláudia

 

6 de outubro, sábado, às 15h

“Minha vida de menina”, de Helena Morley

Monitores: Natã Miranda e Amanda Salgado

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password