Profissional da Santa Casa orienta sobre refluxo

Médico responsável pelo serviço de Endoscopia da Santa Casa de Votuporanga, Dr. Fabiano Leone, participou do programa Dica de Saúde nesta quarta-feira (21/3)

O refluxo é um problema muito mais comum que se imagina. Atinge pelo menos 20% da população mundial e suas causas normalmente estão relacionadas a maus hábitos adotados ao longo da vida, como a falta de sono, estresse e má alimentação.  O médico responsável pelo serviço de Endoscopia da Santa Casa de Votuporanga, Dr. Fabiano Leone, participou do programa Dica de Saúde, apresentado, na página da Instituição, para sanar todas as dúvidas dos internautas.

Dr. Fabiano explicou o que é refluxo. “É uma doença causada pelo ácido do estômago que volta para esôfago, que é um órgão de transferência. Ele serve de condução do alimento da boca até o estômago. Dentro do estômago, existe uma válvula que abre para o alimento passar e se fecha. Quando ácido retorna, traz irritação, desconforto, lesão no esôfago”, afirmou. 

O profissional contou que a hérnia de hiato propicia a patologia. “É uma alteração do organismo e faz com que a válvula não fique totalmente fechada, facilitando este retorno do ácido para esôfago. Alguns alimentos e bebidas causam relaxamento desta válvula. Chocolate, tomate, café, refrigerante, pimenta, vinho propiciam refluxo”, disse.

A doença é mais comum durante a noite. “A maior produção de ácido está acontecendo quando a gente come. Quando você deita para dormir e não tem uma válvula com fechamento adequado, o ácido retorna, irritando esôfago”, complementou.

O diagnóstico é feito por exames.  “A endoscopia vai evidenciar se houve lesão. Há vários graus de refluxo, edema, erosões pequenas, que acometem todo esôfago. Na situação onde paciente tem sintoma, mas não é evidenciada lesão. Fazemos phmetria 24 horas. Passamos sonda no nariz até próxima a entrada do estômago, para medir se houve refluxo e quantas vezes durante o dia. Ela vai definir se tem ou não a patologia”, afirmou.

 

Alguns sintomas são característicos da doença de refluxo gastroesofágico. Veja:

– Azia

– Dor no peito

– Dificuldade para engolir

– Tosse seca

– Rouquidão

– Dor de garganta

– Náusea após refeições.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password