Professor do Instituto Federal de Votuporanga ministra oficina em evento internacional da área da saúde em Fortaleza-CE

O Prof. Me. Ricardo César de Carvalho (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Votuporanga) ministrou uma OFICINA sobre Mineração de dados em prontuário do paciente no V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A SAÚDE.

A oficina apresentou aos participantes novas tecnologias que estão contribuindo com o processamento e análise das informações em saúde, como a mineração de dados e a inteligência artificial, e através de discussões e exercícios práticos, os alunos foram apresentados a ferramentas que podem ser aplicadas na recuperação de informações provenientes de documentos da área da saúde, como sites de dados abertos governamentais, dados disponibilizados pelos órgãos da saúde, como DATASUS, e até mesmo no uso e desenvolvimento de sistemas em ambientes hospitalares, clínicas e planos de saúde. Uma dedicação maior foi atribuída nas discussões à respeito da privacidade, sigilo e proteção dos dados do paciente, que mesmo sendo utilizados numa pesquisa, a legislação garante a não identificação do indivíduo portador do prontuário, mas que com os devidos cuidados, tais informações permitem o acesso a um mundo de conhecimento que pode ser utilizado para o avanço das ciências médicas e a qualidade de vida das pessoas.

O V SINFORGEDS ocorreu no período de 19 a 22 de junho de 2018, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O tema central do evento está focado na “Representação e organização da informação e do conhecimento mediadas pelas tecnologias digitais, com vistas ao empoderamento e ao protagonismo da saúde coletiva”.

O V SINFORGEDS é uma realização da Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Departamento de Ciências da Informação (DCINF), do Centro de Humanidades (CH) e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da UFC. O evento tem como público-alvo professores, pesquisadores, gestores de organizações de saúde, profissionais e estudantes das áreas de Ciência da Informação, Ciências da Saúde, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação, Administração, Antropologia, Letras, Linguística, História, Contabilidade, Tecnologias Digitais de Informação, Sociologia, Comunicação e demais interessados nessas temáticas.

Os objetivos do V SINFORGEDS são:

a) discutir sobre as tecnologias digitais de informação e de comunicação no contexto das organizações de saúde, contemplando aspectos relativos à representação, organização, disseminação, educação, preservação digital, ética e acesso à informação no contexto da saúde coletiva;

b) refletir sobre o regime de informação na perspectiva do empoderamento informacional no contexto da saúde pública;

c) sensibilizar os participantes do V SINFORGEDS para a necessidade e a urgência de concretizar a interdisciplinaridade, por meio das trocas de experiências entre a universidade, o setor produtivo e os profissionais das áreas da Ciência da Informação, das Ciências da Saúde, das Tecnologias Digitais, Biblioteconomia, Arquivologia, Computação e demais interessados nessas temáticas e áreas afins.

A programação contou com conferências, mesas de debate, apresentação de comunicações orais, exposição de painéis e realização de oficinas nas seguintes temáticas:

a) regime de informação, empoderamento e protagonismo na saúde coletiva;

b) tecnologias digitais e educação em saúde;

c) representação, organização, terminologia e mediação da informação para a saúde;

d) saúde baseada em evidência, mineração de dados e preservação digital em prontuários do paciente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password