PROCON orienta consumidores sobre ovos de páscoa

Em tempos de Páscoa, a diretora do Procon de Votuporanga, Drª. Andréa Thomé, aconselha que antes de qualquer compra, a dica é a tradicional pesquisa de preços. Neste caso, os ovos de chocolate possuem diversas variações e também podem apresentar irregularidades que vão contra os direitos do consumidor. A unidade do Procon de Votuporanga orienta sobre alguns cuidados e alerta o recall da marca Arcor para os ovos de Páscoa Rapunzel.

A diretora do órgão, Andréa da Silva Thomé, explica que em relação à qualidade, o rótulo deste alimento deve conter identificações essenciais. “Além da identificaçãodo fabricante, é preciso conter a data de validade, peso e a composição, pois determinadas doenças impedem aos seus portadores a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo”.

Outro fator é a importância na atenção ao peso dos ovos. “As numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos desses produtos não são equivalentes entre as marcas. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do ovo, observe se na embalagem contém o selo com a idade recomendável para seu uso, além da seguinte frase, ‘Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade’”, detalha a Diretora.

A embalagem e armazenamento também devem ser levados em conta, justifica Andréa. “É preciso estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável”.

Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira solicite uma visitação à cozinha e a degustação do produto antes da compra. “Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal” ressalta.

Recall ovos da marca Arcor

A unidade do Procon de Votuporanga também alerta para o recall dos ovos de Páscoa, chocolate ao leite, Rapunzel da marca Arcor. Segundo comunicado da empresa no dia 03 de abril, as unidades de 150 gramas apresentam um microfuro na embalagem plástica, que é responsável por acondicionar o brinquedo contido no ovo. Com isso pode ocorrer a transferência de odor do brinquedo para o chocolate, alterando assim o seu sabor e aroma originais

Os lotes 12.024 a 12.035 e 12.037 a 12.044, fabricados entre 24 de janeiro a 13 de fevereiro de 2012, com validade até 31 de dezembro do mesmo ano serão retirados do mercado. “No comunicado, a empresa informa que o ovo de chocolate não causa qualquer risco à saúde, porém, em alguns casos, o odor mais forte ou ingestão podem provocar desconforto e mal-estar momentâneos. Informa, ainda, que já está recolhendo estes ovos dos pontos de venda e distribuidores”, frisa a diretora Andréa da Silva Thomé.

Para o consumidor efetuar a troca ou tirar dúvidas a Arcor disponibiliza os telefones 0800 772 7717 e 0800 055 8450 , e o email ou pelo site. “Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos. Caso o consumidor encontre dificuldade na troca do produto ou em ser atendido pela empresa poderá procurar uma das unidades do Procon”, enfatiza Andréa.

Outra questão importante, que deve ser observada, é a exigência do comprovante do serviço efetuado. “Esse documento deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito”, diz a Diretora da unidade de Votuporanga.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password