Procon divulga ranking de reclamações fundamentadas

A Fundação Procon de São Paulo divulgou o ranking das reclamações fundamentadas de 2015. A lista aponta quais empresas não atendem às reclamações formuladas pelos consumidores nos órgãos de defesa na etapa preliminar, o que motiva a realização de audiências de conciliação. Em Votuporanga, a telefonia lidera levantamento mais uma vez.

A empresa Vivo/Telefônica recebeu 118 reclamações fundamentadas e lidera a lista, sendo que 83% das reclamações foram finalizadas como ‘atendidas’.  Em segundo lugar, o Grupo Claro/Net/Embratel motivou 87 queixas, com 91,9% de resolução.

Itaú/Unibanco foi alvo de 40 reclamações, com 67,5% atendidas. Sky Brasil Serviços teve 30 casos, com 70% solucionados. Na quinta colocação, TIM Celular S/A, com 26 reclamações.

Os números de Votuporanga são computados na avaliação, devido a unidade local integrar o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, que é a base dos dados da lista.

Tipos de reclamações

Os consumidores são mais afetados por problemas com cobranças, contratos, vício ou má qualidade de produtos e serviços.

Nível estadual

Em nível estadual, o grupo Claro lidera o ranking, seguido por Vivo/Telefônica, Sky, TIM, Grupo Pão de Açúcar (Casas Bahia, Ponto Frio), Itaú/Unibanco, Caixa Econômica Federal, Unimed, OI e Bradesco.

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