Procon divulga lista de reclamações e mantém 85% de solução no atendimento

Índice de solução na audiência de conciliação foi alto, conforme explicou a diretora do órgão, Andréa da Silva Thomé

O Procon de Votuporanga divulgou na última quinta-feira (06/11), a lista das reclamações fundamentadas em 2014. A relação contém 500 reclamações que passaram pela fase de audiência e foram ou não atendidas pelos fornecedores. No total, foram 6.045 atendimentos, com índice de solução de 85,86% dos casos pelo Procon. A publicação é determinada pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Segundo a diretora do Procon, Andréa Isabel da Silva Thomé, “os fornecedores que integram a lista deixaram de solucionar as demandas na primeira fase do atendimento, entretanto, com a mediação do Procon, foi alto o índice de solução na audiência de conciliação”.

Ao receber a queixa do consumidor, o Procon envia uma Carta de Informação Preliminar, onde a empresa pode agilizar a solução do problema, tendo dez dias para se manifestar a partir da notificação. Quando o Procon constata desrespeito aos direitos do consumidor e o fornecedor não soluciona preliminarmente o caso, o atendimento é registrado como reclamação. “Pode-se constatar que o índice de comparecimento das empresas nas audiências tem aumentado, o que demonstra que este é um canal para diminuir as demandas judiciais”, disse Andréa. Quando não há acordo no Procon, o caso é encaminhado à Justiça.

O ranking completo pode ser acessado clicando aqui. O Procon de Votuporanga atende pelo telefone (17) 3422-8930 e fica na Secretaria da Cidade, na Rua São Paulo, 3741, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

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