Procon dá dicas para compras de Natal

Unidade local orienta sobre a ceia de fim de ano e a aquisição de brinquedos

Com a aproximação do Natal, a compra por presentes fica mais intensa. A pressa na hora da escolha sempre pode reservar alguns problemas posteriores. Por isso, o Procon de Votuporanga, vinculado à Secretaria da Cidade, dá algumas orientações para que a compra seja segura.

O Procon alerta com relação à aquisição de brinquedos. O produto deve conter o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas.

A questão de segurança merece toda atenção. É comum crianças precisarem de cuidados médicos devido a ferimentos acidentais provocados por brinquedos. O Código de Defesa do Consumidor prevê como direito básico do cidadão a proteção da vida, saúde e segurança contra riscos provocados por produtos. “Brinquedos sem o selo de certificação do Inmetro não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer à criança, podendo ocasionar acidentes (intoxicações,choques elétricos, perfurações etc.) ou serem prejudiciais à saúde (causar alergias, por exemplo). Existem produtos com esse selo falsificado. Na dúvida, ou verificando a ausência do selo, denuncie ao Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão responsável pela fiscalização em São Paulo, pelo telefone 0800-0130522”, disse o fiscal José Luiz Lançoni.

Caso o brinquedo apresente qualquer problema de fabricação, o fornecedor tem até 30 dias para reparar e entregar o bem em perfeitas condições. Se após esse prazo o problema não for resolvido, o consumidor poderá escolher entre: a troca do produto; o abatimento no preço; ou o dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

Ceia de Natal

O Procon também orientou sobre a compra para a ceia de Natal. O consumidor deve planejar o cardápio da ceia que deseja servir, listando todos os alimentos, bebidas e ingredientes que pretende utilizar. Isso evita compras desnecessárias e por impulso.

Na hora das compras, verifique as condições de higiene, iluminação, armazenamento e manuseio dos produtos. Isso pode ajudar a evitar a compra de produtos deteriorados, violados ou sem higiene.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password