Procon alerta sobre recall da Honda e Mercedes-Benz

 A Honda Automóveis do Brasil Ltda. convocou, na última semana, os proprietários dos veículos Honda modelo FIT de todas as versões (ano/modelo: 2004 a 2008 ), chassis de 4Z100001 até 8Z601735, data de produção 25/3/2003 até 5/9/2008, a comparecerem em qualquer concessionária da marca, a partir de 22 de julho de 2013, para inspeção e, se necessário, reparo temporário do interruptor principal do comando dos vidros.

 

No comunicado, a empresa informa ter constatado infiltração de umidade no interior do interruptor. Este defeito poderá gerar curto-circuito do interruptor e, em casos extremos, incêndio.

Nos casos mais graves, o defeito poderá causar acidente, gerando danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros. A Honda informa também que um novo componente dotado de melhorias está sendo desenvolvido no exterior e, tão logo possível, fará uma nova convocação para substituição do antigo componente.

 

O comunicado informa que o agendamento para reparo deve ser feito pelo site  www.honda.com.br/recall/autos ou pelo telefone 0800 701 3432 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h – horário de Brasília).

 

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz do Brasil Ltda. também informou, na última semana, que convocou os proprietários de dez caminhões Axor, abaixo especificados, a comparecerem a uma concessionária da marca para substituição dos parafusos de fixação dos braços da direção e fixação do eixo dianteiro.

 

Identificação dos veículos envolvidos (período de fabricação: março e abril de 2013): 9BM958264DB901542, 9BM958443DB901543, 9BM958443DB901939, 9BM958443DB901941, 9BM958443DB901944, 9BM958443DB902317,  9BM958443DB902481, 9BM958443DB902494, 9BM958443DB902503 e 9BM958451DB901940.

 

No comunicado, a empresa informa ter constatado a possibilidade de estiramento dos parafusos de fixação dos braços de direção e fixação do eixo dianteiro por aplicação de torque acima do especificado. Este defeito poderia gerar perda de torque com a soltura dos parafusos e, como consequência, a perda de dirigibilidade, provocando, em casos extremos, acidentes e danos físicos aos ocupantes do veículo e terceiros. Informa, ainda, que todos os veículos envolvidos já atenderam a este chamado, sendo que nenhum deles apresentava o referido problema.

 

A Mercedes-Benz disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br para mais informações.

 

Direitos do Consumidor

O Procon de Votuporanga alerta que o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar o órgão de defesa do consumidor.

 

O Procon orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

 

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. § 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”.

 

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

 

Conforme determina a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

 

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

 

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar o Procon de Votuporanga ou qualquer outro órgão da Fundação Procon em todo o Estado de São Paulo.

 

No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço: http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp. O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.

 

 

O Procon de Votuporanga atende pelo telefone (17) 3422-8930 e fica na Rua São Paulo, 3741, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

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