“Primeiríssima Infância”: a brincadeira como foco da educação infantil

Com o foco na importância de brincar com as crianças durante a primeiríssima infância, que compreende do zero aos três anos de idade, a professora, doutora, mestra em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do Programa Ludicidade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Recreação da Cidade de São Paulo, Roselene Crepaldi, ministrou curso na última segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de agosto, em Votuporanga, para educadores, alunos e profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social.

 

 

Na segunda-feira (20/8), o curso aconteceu das 8 às 17 horas, na Cidade Universitária da Unifev, quando cerca de 40 pessoas participaram da “Formação de Brinquedistas para Espaços Lúdicos”. Já na terça-feira (21/8), o grupo colocou em prática toda a técnica passada por Roselene durante atividade supervisionada que aconteceu com cerca de 150 alunos do CEMEI “Amélia Lucinda de Jesus”. “Fiquei encantada com a concentração das crianças e com o empenho da equipe escolar do CEMEI Amélia, que nos ofereceu todo o apoio necessário durante a realização das atividades”, destacou Roselene.

 

 

Para ela é muito importante o adulto criar a cultura do brincar com as crianças. “Esta ponte entre o adulto e a criança durante o brincar é muito importante, pois é neste momento que ela (a criança) vai entendendo o mundo e começa a imitar o adulto e a fazer as sinapses”, enfatizou a professora doutora.

 

 

Os cursos são uma iniciativa do Proapi (Projeto de Atenção à Primeira Infância), uma parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, por meio das Secretarias da Educação, Cultura e Turismo, Saúde e Assistência Social, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Centro Universitário de Votuporanga – Unifev, por meio da causa do “Primeiríssima Infância – os três primeiros anos são para sempre”.

 

 

Os cursos tiveram início na última sexta-feira, dia 17, quando as professoras, doutoras da Escola de Educação da USP, Maria Helena Pelizon eAnita Viudes Carrasco de Freitas, ministraram encontros sobre “Formação para Gestores das Unidades Infantis, Públicas e Privadas” na sexta e no sábado (18/8).

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password