Primeira etapa do circuito de damas e xadrez será em fevereiro

Inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Esportes e na Escola Cícero Barbosa Lima Junior, que sediará as disputas da primeira etapa, marcada pra o próximo mês

 

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realizará no próximo mês, a primeira etapa dos circuitos municipais de xadrez e damas, com inscrições abertas até as 13h do dia 16 de fevereiro. De acordo com o prof. Celso Kawano, a competição em ambas as modalidades será disputada pelo sistema suíço em cinco rodadas, com tempo de 15 minutos nocaute.

 

As partidas serão realizadas no ginásio coberto da Escola Profº Cicero Barbosa Lima Junior, tanto para o circuito de xadrez quanto para o de damas. “Teremos premiação em troféus para os três primeiros colocados e medalhas para os participantes”, informa Kawano, destacando que “as disputas vão acontecer das 13h15 às 16h45, sendo que as inscrições podem ser efetuadas na Secretaria, no CSU, ou até às 13h do dia dos circuitos, ou seja, dia 16 de fevereiro”, finaliza.

 

Quem desejar, também poderá inscrever-se na própria escola Cícero que fica na Rua Brasília, 3474, podendo obter mais informações pelo telefone 3421-4490. Não existe taxa de construção e Celso Kawano assinala que o objetivo do torneio é não só revelar talentos nas modalidades para as futuras competições oficiais, mas também difundir o esporte. Para maior agilidade das partidas, a organização dos circuitos solicita aos participantes que possuam relógios e peças que levem o material, assim mais mesas poderão ser montadas. Estas serão as primeiras etapas da temporada 2014.

 

O que é sistema suíço?

O sistema de disputa adotada pela Secretaria de Esportes e Lazer foi criado pelo suíço Julius Muller no final do século XIX e utilizado pela primeira vez em um torneio de xadrez em Zurique, Suíça, dando ao sistema o seu nome. É hoje o sistema de disputa mais utilizado nos torneios oficiais de damas, xadrez e gamão, entre outros. Os jogadores ou equipes são colocados em pares para enfrentarem-se entre si. Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de eliminar participantes. Segue o mesmo sistema de contagem de pontos do sistema todos contra todos (round-robin) porém com regras pré-determinadas.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password