Primeira edição do “Domingo Cidadão” é um sucesso

Da Redação
A iniciativa do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Votuporanga de levar informações de utilidade pública e atividades recreativas aos moradores das quatro regiões da cidade em manhãs de domingo atingiu os objetivos e foi considerada um sucesso.

Prova disso foi o grande número de pessoas presentes no CEM “Profª Clary Brandão Bertoncini”, no último domingo (14/4), durante a primeira edição do projeto “Domingo Cidadão”.

Com envolvimento de todas as secretarias municipais da Prefeitura, os moradores que passaram pelas dependências da escola tiveram acesso a diversas informações e serviços em um único local como, por exemplo, dicas do Procon sobre direitos dos consumidores e uso consciente do cartão de crédito. As orientações passadas pelo Procon também tiveram continuidade na manhã desta segunda-feira, quando consumidores foram até a Secretaria da Cidade para dar continuidade em processos abertos durante o evento. O Acesso São Paulo também participou do evento com a disponibilização de oito computadores com acesso a internet com objetivo de inclusão digital. Durante a manhã moradores procuraram serviços como emissão de segunda via de documentos e consulta ao programa Nota Fiscal Paulista.

Profissionais da Defesa Civil, Ouvidoria Municipal, Central de Atendimento, Licitação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação também ofereceram informações e entregaram cartilhas e materiais para o público com informações dos serviços prestados por cada setor. A Secretaria de Saúde esteve presente no evento por meio dos profissionais da unidade de saúde do bairro, “Carmem Martins Maria Morettin”, que realizaram 150 exames de glicemia e 160 aferições de pressão. Além disso, foram realizadas orientações sobre doenças e distribuição de dezenas de preservativos femininos e masculinos. O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) também movimentou as crianças do bairro com atividades educativas sobre a dengue.

A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo desenvolveu inúmeras atividades com o público, desde workshops do projeto Primeiríssima Infância, até artesanato, atividades lúdicas na biblioteca, atrações na brinquedoteca do Bibi Fom Fom e apresentação do Trio de Cordas pelo projeto Música na Escola. Durante a abertura do evento a Corporação Musical Zequinha de Abreu apresentou seu repertório variado na quadra coberta o que ajudou a atrair ainda mais público.

Funcionários da Secretária de Assistência Social montaram uma tenda no pátio onde foram desenvolvidas atividades como pintura de rostos, máscaras, gincanas, piscina de bolinhas e oferecidas informações de todos os programas sociais da Secretaria como Liga do Bem, Ação Jovem, Renda Cidadã, entre outros. Na ocasião os assistentes sociais orientaram a população sobre temas importantes como violência contra mulher, combate ao trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes. Na tenda as crianças ainda se divertiram com músicas e jogos de vídeo game e profissionais do Pronatec ofereceram informações dos cursos gratuitos que estão com vagas abertas. Integrantes do Núcleo da Terceira Idade também apresentaram uma coreografia ao público presente.

A Saev Ambiental também participou do evento com uma equipe de sete pessoas do Departamento de Meio Ambiente. O diretor do departamento, Alberto Casali, afirmou que foi uma excelente oportunidade de contato com a população. “No nosso espaço, divulgamos nossos projetos, fizemos brincadeiras educativas com as crianças e entregamos mais de 200 redutores de água para torneiras. Com apoio do projeto Sementes do Futuro, orientamos sobre o cultivo de árvores e distribuímos mais de 125 mudas entre frutíferas e nativas para plantio em quintais e áreas rurais”. O mascote Saevinho também marcou presença e animou as crianças que passeavam pelos corredores da escola.

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança emitiu cartões de estacionamento privativo para idosos e deficientes, além de fornecer informações solicitadas pela população presente. Parceiros como Associação Comercial, Sebrae e Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga) contribuíram para o sucesso do evento com prestação de serviços como consultas ao SCPC, adoção de animais e informações sobre maus tratos e orientações a empreendedores e candidato à empreendedores sobre abertura de empresas.

Esportes e Lazer

A Secretaria de Esportes e Lazer teve fundamental importância nas atividades recreativas da primeira edição do Domingo Cidadão. Alunos da Secretaria se apresentaram na quadra coberta com demonstrações das modalidades esportivas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura. As atividades foram iniciadas com apresentação de balé clássico sob a coordenação das professoras Juliana e Márcia. Em seguida, vários capoeiristas se apresentaram em uma roda comandados pelo Mestre Lousado e, finalizando, a participação do professor Beto que apresentou skatistas com várias manobras radicais empolgando todo o público presente.

Para o diretor de divisão de Esportes da SEL, André Oliveira, o Jalinho, a participação da Secretaria no evento foi importante para a população conhecer o trabalho realizado e também para as crianças se matricularem nas modalidades oferecidas tanto no CSU quanto nos demais complexos esportivos do município.

Fundo Social

Toda equipe do Fundo Social de Solidariedade se mobilizou na organização antes e durante o evento. “Agradeço de coração a participação de cada servidor municipal que saiu de suas casas num domingo de manhã para contribuir com uma ação de cidadania como esta. E agradeço, principalmente, a população por ter prestigiado o evento e acolhido toda a programação porque, certamente, sem a adesão de todos os moradores do bairro não haveria motivo para organizarmos um projeto como este”, comemorou a presidenta do FSS, Juliana Castrequini Marão, que estava acompanhada do prefeito Junior Marão e dos três filhos.

A manhã de lazer terá continuidade, com eventos a cada três meses até que o programa alcance todas as regiões da cidade. A próxima edição ainda está sendo definida e divulgada em breve, porém, é certo de que os locais escolhidos serão os centros municipais de educação. Mais informações sobre o Domingo Cidadão pelo telefone 3426-2600.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password