Prévia do SteamOS estará disponível para download nesta sexta-feira

A corrida para levar os jogos de PC para a sala de estar começou! A Valve anunciou nesta semana que a primeira versão de seu sistema operacional SteamOS estará disponível para download nesta sexta-feira, 13 de Dezembro, e que os primeiros 300 protótipos das “Steam Machines” começarão a ser enviados a usuários nos EUA na mesma data.

As Steam Machines são PCs para jogos parecidos com um console de videogame: compactas, discretas e silenciosas, e o SteamOS é o seu coração. Construído com base no modo “Big Picture” do cliente Steam e baseado em Linux, o SteamOS foi projetado especificamente para uso com TVs de alta-definição. Como dissemos quando o sistema foi anunciado, o Windows é incômodo de usar quando o usuário está sentado em um sofá do outro lado da sala, e o  SteamOS deve tornar a operação muito mais fácil.

Mas as mudanças no SteamOS vão além da interface. A Valve afirma: “conseguimos ganhos significativos de desempenho em processamento gráfico, e agora estamos focando no desempenho de áudio e redução na latência dos controles no nível do sistema operacional”.

O SteamOS é centrado na versão do Steam para Linux, mas aqui há um problema óbvio: o número de jogos para PCs com Windows excede em muito o número de jogos para Linux. Para contornar este perigoso problema, o SteamOS inclui recursos de “streaming” que permitem transmitir um jogo de um PC desktop mais poderoso para uma Steam Machine, como a Nvidia faz com seu console portátil, o Shield.

Mas não espere que todos os detalhes estejam certos quando o SteamOS for lançado na sexta-feira. A empresa avisa que “a não ser que você seja um intrépido usuário de Linux, recomendamos que espere até o final de 2014 para experimentar o sistema”. Estou torcendo para que esta versão inicial do sistema não exija compilação manual do código-fonte ou outros procedimentos técnicos, mas não espere por um processo de instalação fácil.

O lançamento do SteamOS significa que você poderá experimentar o sistema da Valve em seu próprio PC, mas uma linha completa de Steam Machines produzidas por vários fabricantes de PCs deve ser lançada em 2014. Já vimos um protótipo produzido pela iBuyPower, além do “Jetpack” da PiixL, que custará mais de US$ 1000 e foi projetado para ser preso atrás da TV e um misterioso teaser de uma máquina da Digital Storm que custará a partir de US$ 1469.

Será o SteamOS capaz de brigar com o Windows pela supremacia entre os games de PC? Teremos um gostinho da resposta nesta sexta-feira.

 

UOL

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password