Presidente da Câmara e secretária da Saúde viabilizam construção de UPA Regional

Uma importante conquista deve ser sacramentada nos próximos dias para Votuporanga. A instalação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Regional, para atender a demanda das cidades vizinhas a Votuporanga.
Nesta semana, essa conquista foi reivindicada pelo presidente da Câmara Municipal – vereador Eliezer Casali (PV) e pela secretária municipal de Saúde, Fabiana Parma, em audiência no Ministério da Saúde, em Brasília.
Na reunião com o assessor do ministro Alexandre Padilha – Carlos Jorge, o presidente da Câmara apresentou projeto no sentido de viabilizar a liberação desta nova unidade de atendimento regional em Votuporanga.
Segundo Eliezer, a UPA Regional atenderá casos de urgência e emergência das 17 cidades ao redor de Votuporanga, além dos pacientes da cidade e a UPA local – que funciona em anexo ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continuará prestando os serviços de atendimento.
Para Eliezer, a vinda desta UPA Regional irá desafogar ainda mais a Santa Casa de Votuporanga e a UPA, que atualmente atende não apenas os pacientes da cidade, como outros municípios da região.
Ele salientou ainda que a Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito Junior Marão, estão elaborando o projeto e a necessidade do setor da cidade para abrir a unidade regional. “Agora o próximo passo é analisar o setor da cidade onde deverá ser construída essa UPA Regional, que, caso aprovado, será uma grande conquista para todos nós, votuporanguenses”, destacou Eliezer.
Na mesma audiência com o secretário do ministro da Saúde, as autoridades de Votuporanga pediram o empenho do Governo Federal na liberação de três parcelas referentes aos meses de setembro, outubro e novembro de 2012, para a manutenção dos serviços do SAMU local.
E ainda, Eliezer entregou a Carlos Jorge uma reivindicação para a instalação de uma nova unidade do CAPS – AD para Votuporanga (Centro de Apoio Psicossocial) para o tratamento de pessoas com problemas com álcool e drogas. “Votuporanga é referência neste tipo de tratamento através do nosso Centro de Apoio, e nossa cidade já necessita de outra unidade para atender a demanda existente”, enfatizou Eliezer.

UPA Votuporanga

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde investiu cerca R$ 1,4 milhão para a construção do prédio de Votuporanga em contrapartida, o município destinou R$ 100 mil para a manutenção.

A UPA, assim como o Samu, funciona 24 horas. A UPA possui 969,8m² de construção e está localizada na Rua João Rodrigues Agostinho n.º 2723 – Parque Saúde – atrás da Santa Casa.

O atendimento está ligado ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – o Samu 192. No local o paciente recebe o primeiro socorro e somente em caso de gravidade é encaminhado à Santa Casa.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password