Prefeitura vai recolher bicicletas fora de área sinalizada

Secretaria Municipal informou que neste primeiro momento está realizando apenas um trabalho de orientação no Centro

 

As ruas da cidade ganham espaços destinados ao estacionamento de bicicletas, os chamados bicicletários. A novidade é que estes locais devem ser usados e, caso não seja cumprida a determinação, os veículos podem ser recolhidos. A Secretaria Municipal de Trânsito informou que neste primeiro momento está sendo feito apenas um trabalho de orientação para que os ciclistas utilizem os bicicletários e que apenas em um segundo momento serão aplicadas as medidas mais rígidas, como recolhimento das bicicletas que desrespeitarem as leis de trânsito.

O assunto ganhou repercussão nas redes sociais, onde os usuários têm publicado um comunicado dizendo que a partir do dia 5 de janeiro, toda bicicleta estacionada fora do bicicletário será recolhida, sendo o decreto n° 7534, de 11 de maio de 2007. Muitos moradores questionam a quantidade de vagas disponibilizadas e alguns até convocam uma mobilização contra a medida.

O comunicado divulga ainda os pontos da cidade onde há bicicletários: Praça São Bento, 16 vagas; rua Mato Grosso, 16 vagas; praça central, 16 vagas; e Poupatempo, 8.

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança esclarece que as bicicletas são consideradas como veículo pelo Código de Trânsito Brasileiro e, portanto, estão sujeitas ao cumprimento das leis de trânsito assim como todos os outros, bem como às penalidades em casos de descumprimento.

Por meio de nota, a Secretaria esclareceu que iniciou um trabalho para organizar a área central da cidade onde vinham sendo constatadas diversas irregularidades como podem ser vistas pelas imagens. Além de bicicletas amarradas em postes, árvores e bancos, prejudicando o fluxo de pedestres nas calçadas, alguns até utilizam os corrimãos das rampas de acessibilidade impedindo o acesso de cadeirantes.

Por isso, foram instalados diversos bicicletários na região central que em breve estarão acompanhados das instruções de uso. Caso o número de vagas criadas para estacionamento não seja suficiente, a Secretaria de Trânsito instalará mais equipamentos.

Se for aplicado o que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por estacionamento proibido é de R$ 85,13.

Leidiane Sabino

leidiane@acidadevotuporanga.com.br

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password