Prefeitura vai quase dobrar exames de ultrassonografia em 2015

Mais 2,8 mil exames a mais serão ofertados aos usuários SUS até dezembro; em 2014 foram realizados 5.140 procedimentos e neste ano serão 9,4 mil

O votuporanguense passa a contar a partir de maio com mais 2,8 mil exames de ultrassonografia gratuitos, oferecidos a usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A Secretaria de Saúde decidiu ampliar o número de ultrassons ofertados para atender a demanda atual. Com isso, em 2015, serão cerca de 9,4 mil exames feitos, enquanto em 2014, foram 5.140, um aumento de 82% (praticamente, quase dobrando a quantidade).

A secretária Dra. Fabiana Arenas Stringari de Parma explica que além do acréscimo no número da demanda, que geralmente superam as cotas firmadas com o Estado, este aumento na oferta de exames se deve ao aumento de consultas médicas disponibilizadas pelas unidades de saúde. “Cada médico tem uma média de ultrassonografia por atendimento e os médicos da Unidade de Regulação instalada na SMS monitoram o uso racional e adequado deste método complementar para diagnósticos. É certo que este aumento na oferta de exames de ultrassom é uma alternativa que deverá agilizar o processo e a realização dos exames dos usuários”.

São realizados vários tipos de ultrassom, como vias urinárias, articulações, pélvico, mama, transvaginal, tireóide, obstétrico, entre outros. Muitos destes exames fazem parte dos programas de prevenção contra o câncer de mama, de útero e de próstata, além dos obstétricos para  acompanhamento de gestação.

Acesso

Para ter acesso ao exame de ultrassonografia, o usuário deve antes ser consultado pelo médico da unidade de saúde. O profissional avalia a necessidade ou não do exame e entrega o encaminhamento ao usuário, que realiza o agendamento na própria unidade de saúde.

A unidade, por sua vez, faz o encaminhamento à Unidade de Regulação de Exames localizada na Secretaria de Saúde, onde será feita reavaliação por médicos. Em Votuporanga, o exame de ultrassonografia é realizado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password