Prefeitura segue imunizando população contra a Influenza

Doses serão distribuídas enquanto durarem os estoques disponíveis nas Unidades de Saúde do Município.

A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, segue com a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Desde o dia 3 de junho (segunda-feira), foram liberadas as doses da vacina contra a gripe para toda a população.

No entanto, a Secretaria de Estado reforça para que as pessoas dos grupos prioritários que não puderam se vacinar até o momento, que procurem os postos de vacinação, já que as doses serão distribuídas enquanto durarem os estoques disponíveis nos municípios.

Em Votuporanga, até o momento, foram vacinadas 32.851 pessoas, o que representa 76.47% do público-alvo. Foram vacinadas 3.851 (75.66%) crianças; 651 (84.66%) gestantes; 220 (174, 60%) puérperas; 5.078 (96.72%) trabalhadores da área da saúde (pública e privada); 11.934 (94.20%) idosos; 972 (90.5%) professores (rede pública e privada); e 10.023 (55.74%) doentes crônicos.

As Unidades de Saúde do município permanecem abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e também no Horário do Trabalhador. Vale salientar que além da vacinação contra a Gripe, também será realizada a atualização da caderneta de vacinação.

 

Sintomas

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

 

Contágio e Prevenção

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.

 

Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:

* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;

* Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

* Fazer uso do álcool gel;

* Utilizar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password