Prefeitura se compromete a criar 1320 novas vagas em creches

Prefeito Junior Marão assina Termo de Ajustamento de Conduta com Ministério Público para garantir que todas as crianças estejam matriculadas nas escolas

 

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, e a secretária da Educação, Silvia Cristina Rodolfo, assinaram o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado de São Paulo garantindo a criação de 1320 novas vagas nas creches da cidade até o final de 2015. O compromisso certamente irá zerar a demanda por vagas em creches e proporcionar ensino e cuidados diferenciados para todas as crianças residentes no município.

 

No ato da assinatura Marão disse que Votuporanga é uma das únicas cidades que oferecem vagas para crianças com menos de dois anos. “Temos bebês recém-nascidos nas nossas creches. Essa faixa etária é a maior demanda que o município apresenta hoje”, ressaltou o prefeito.

 

A secretária explica que a abertura das vagas se concretizará com a construção de novas escolas e ampliação de outras já existentes. Os bairros Monte Verde, na zona oeste, e Jardim Canaã, na zona norte, serão beneficiados com novas escolas por meio de investimentos do Governo do Estado. No Jardim Itália, também na zona norte, outra unidade será construída, porém, com investimentos do Governo Federal, por meio do Proinfância. “Também estamos com obras de reforma e ampliação que atingirão todas as escolas, com destaque para o Cemei ‘Dr. Abílio Calile’, no Parque do Lago, que será a maior creche de Votuporanga, com 350 vagas; e a reforma do prédio onde era o Colégio Celtas que abrigará outras 200 crianças com idade entre 0 e 3 anos”, detalhou Silvia.

 

O promotor de justiça da Infância e Juventude de Votuporanga, Eduardo Martins Boiati, que no ato da assinatura do TAC estava acompanhado do promotor José Vieira da Costa Neto, explicou que o último Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Prefeitura de Votuporanga para criação de vagas em creches foi cumprido e continua valendo, principalmente com relação à centralização das matrículas na sede da Secretaria da Educação.

 

“Em 2012, também através de TAC firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, foram criadas 782 vagas em creches. No entanto, com a vinda de mais famílias para o município, com o nascimento de mais crianças e, principalmente, em decorrência das excelentes condições oferecidas pelas creches municipais, a demanda aumentou. Com isso, houve a necessidade de que mais vagas fossem criadas, razão pela qual firmamos novo TAC com a Prefeitura Municipal, objetivando a criação de mais 1.320 vagas em creches para a primeiríssima infância, ou seja, para crianças de zero a três anos. Parabenizo a Prefeitura Municipal, que reconhece a importância da criação destas novas vagas para atender todas as crianças, fazendo com que Votuporanga se destaque mais uma vez pelo zelo com a educação em todos os níveis”, disse o promotor.

 

Boiati aproveitou a oportunidade e enalteceu a parceria que a Prefeitura de Votuporanga firmou com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal na criação do programa Primeiríssima Infância, onde são realizadas formações para profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social sobre cuidados na fase da primeira infância. “São diversas ações desenvolvidas para o bem estar das nossas crianças que servem como exemplo para todas as cidades”.

 

Foto: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password