Prefeitura realiza grande evento de incentivo à leitura

No dia 1º, Secretaria da Cultura lança Fliv Itinerante e promove ações de leitura, música, teatro, filmes e contação de histórias

No 1º de outubro, Dia de Mobilização Nacional pela Leitura, a Prefeitura de Votuporanga está preparando um grande evento. Denominado “Dia de ler. Todo dia!”, a Secretaria da Cultura e Turismo fará uma mobilização em prol do hábito da leitura.

O evento será realizado na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, Biblioteca Municipal “Castro Alves”, Escola Municipal de Artes e Escolas Municipais com ações de leitura, música, teatro, filmes e contação de histórias.

A programação começa a partir das 8h e segue até as 22h.Está previsto o lançamento oficial do Fliv Itinerante para a comunidade de Votuporanga e região, na Praça dos Expedicionários, região central da cidade. O projeto consiste em uma estrutura de biblioteca móvel (ônibus), com o intuito de levar ações de incentivo à leitura aos bairros, escolas e espaços comunitários de Votuporanga, disponibilizando um acervo de mil títulos dos mais variados gêneros.

Além do Fliv Itinerante, haverá uma programação especial voltada para o público infanto-juvenil, oferecida no palco da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, como apresentações musicais e espetáculos de teatro, e na Escola Municipal de Artes, contação de histórias e exibição de filmes. 

As escolas de ensino fundamental e educação infantil do município irão realizar durante todo o dia atividades de leitura, inclusive com registro fotográfico. 

Na opinião da secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, “a ideia de difundir o projeto #diadelertododia vem ao encontro de realizar ações que incentivem a leitura de todas as formas. E o convite é para toda a população de Votuporanga e região, pois a programação foi pensada para a família”.

 Programação por locais

Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”

8h às 22h – Visita no ônibus “FLIV Itinerante”

9h – Música na Rede (alunos do CEM Faustino Pedroso)

9h30 – Espetáculo teatral “O Circo”

14h15 – Música na Rede (alunos do CEM Neyde Tonanni Marão)

14h30 – Espetáculo teatral “O Circo”

20h – Corporação Musical “Zequinha de Abreu”

20h – Intervenção do Núcleo de Incitação de Artes Cênicas (NIAC)

Biblioteca Escolar Central Castro Alves

7h30 às 17h – Credenciamento de leitores

Empréstimos acervo

Contação de histórias pela auxiliar de Biblioteca Ester Pavani de Almeida

Rua Pernambuco, 1736 (Polo UAB) – telefone: 3421-2662

Escola Municipal de Artes (piso inferior)

8h às 16h30 – Credenciamento de leitores

Empréstimo de acervo infanto-juvenil

Contação de histórias pela Bibliotecária Thayane Bianca Cobacho de Oliveira

Escola Municipal de Artes

10h30 – Exibição de filme Uma Viagem ao Mundo das Fábulas

Duração: 60 minutos

Direção: Tomm Moore

Indicação: Livre

Em pleno século IX, Brendon, um jovem de 12 anos de idade, vive no mosteiro de uma remota vila medieval que está sob o cerco de invasões bárbaras. Ele recebeu a importante e misteriosa missão de concluir e apresentar para o mundo o mais fantástico dos livros, o chamado Livro de Kells.

15h30 – Exibição de filme

Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar

Duração: 1h15

Direção: Hayao Miyazaki

Indicação: Livre

Sosuke (Hiroki Doi) é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo (Yuria Nara), uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde. Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto (Jôji Tokoro), que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

20h – Exibição de filme

Meu Amigo Totoro

Duração: 1h10

Direção: Hayao Miyazaki

Indicação: Livre

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta, conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password