Prefeitura quer economizar 20% de energia elétrica

O programa de “Gestão Energética Municipal”, lançado na ultima sexta-feira, visa reduzir o consumo de energia nas instalações dos órgãos da administração municipal, além de desenvolver a cultura da eficiência energética.  Votuporanga foi escolhida pela Elektro para sediar o projeto junto a mais outros cinco municípios do Estado.

O Prefeito Junior Marão agradeceu a Elektro por escolher Votuporanga. “É bom saber que com esse projeto poderemos economizar até 20% de energia elétrica apenas nos espaços da Prefeitura, o que corresponde à aproximadamente R$1,5 milhão, recursos que poderão ser aplicados em mais benefícios para a população, sendo que os servidores poderão servir, depois, como multiplicadores em suas casas e comunidade”, comemorou Marão.

Ao apresentar o projeto, o consultor da Elektro, Nilton Azambuja, ressaltou que inicialmente será feito um diagnóstico energético nas instalações dos orgãos públicos. “Em seguida será dado suporte para a elaboração de um plano diretor de energia elétrica. No treinamento, os agentes vão ser capacitados para identificar ações potenciais de eficiência energética, além de um sistema informatizado para fazer o acompanhamento do consumo e das despesas com eletricidade”, enfatizou.

A implantação da Gestão Energética contará com a participação do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), que vai oferecer treinamento para os servidores. O engenheiro do Ibam, Luiz Felipe Pacheco explicou o processo. “A assessoria técnica que o IBAM presta aos Municípios, de acordo com metodologia desenvolvida em parceria com a ELETROBRÁS-PROCEL, consiste no desenvolvimento de atividades de capacitação dos técnicos municipais, seguida de consultoria técnica aos Municípios por cerca de doze meses, em etapas que dizem respeito à estruturação da Unidade de Gestão Energética Municipal, UGEM, à organização de dados de consumo de energia elétrica das Unidades Consumidoras, ao gerenciamento e planejamento do consumo e àelaboração do Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica, PLAMGE”, salientou.

O PLAMGE é o instrumento de aplicação da Gestão Energética Municipal. Esse processo de trabalho permite aos Municípios, como resultado do conhecimento e adequado gerenciamento do consumo de energia, atingir metas de economia tanto nos prédios públicos, quanto na iluminação pública e sistemas de saneamento, resultando em redução desta que se constitui geralmente a segunda maior despesa nos orçamentos municipais, mostrando a sua importância para Prefeituras, sociedade e meio ambiente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password