Prefeitura promove curso à profissionais da beleza para prevenir riscos à saúde

A capacitação propicia maior segurança aos clientes e trabalhadores do segmento e garante atendimento adequado, do ponto de vista sanitário; inscrições continuam abertas

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Votuporanga promove na segunda-feira (25) o Curso de Biossegurança para Profissionais da Beleza. O curso é gratuito e direcionado aos profissionais da área de beleza e estética, como manicures/pedicures, podólogos, esteticistas, tatuadores, barbeiros, entre outros. O objetivo é orientar aos profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde do cliente quanto a dos trabalhadores.

No encontro serão repassadas orientações quanto às normas de higienização de materiais de salões de beleza. De acordo Elisabeth Fullas, coordenadora do evento e técnico em saúde da Vigilância Sanitária, serão abordados assuntos voltados à doenças transmissíveis, como a Aids e a Hepatite B. “Esta capacitação tem o intuito principal de fazer com que esses profissionais se conscientizem sobre a necessidade da esterilização correta de equipamentos, como alicates e tesouras, evitando, assim, a contaminação” – destaca Elisabeth.

O risco de contato com o sangue dos clientes aumenta as chances de se contrair as hepatites virais quando a esterilização e a higienização dos instrumentos cortantes e perfurantes não são feitas corretamente, conta a coordenadora do curso. “Grande parte das informações repassadas nessas capacitações é novidade para esse público” – conta a coordenadora do curso.

Serão abordados assuntos inerentes as doenças infectocontagiosas e biossegurança, bem como a atualização da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a apresentação do trabalho e dos projetos desenvolvidos pela Vigilância Sanitária Municipal.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na Vigilância Sanitária, situada à rua Santa Catarina nº 3935 ou pelo telefone 3421-5574.  Todos os participantes serão certificados. O curso será realizado das 7h30 às 12h30 no auditório da Associação Comercial, localizado à rua Mato Grosso nº 3531.

Vacina 

A vacina contra a hepatite B está disponível nas 14 unidades de saúde para pessoas até 49 anos de idade e para as que fazem parte do grupo de risco, como profissionais da beleza e da saúde, policiais militares e bombeiros. O intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de um mês. Já o intervalo entre a primeira e a terceira dose deve ser de seis meses. Mesmo aqueles que perderam o prazo entre uma dose e outra não devem deixar de tomar as três doses.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password