Prefeitura prioriza instalação e manutenção da iluminação pública em ruas e novas avenidas

Durantes os últimos três anos diversas praças, conjuntos residenciais, ruas e avenidas receberam iluminação ou passaram por remodelação do equipamento já existente, num trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Obras. “A iluminação pública é um direito de cada cidadão e possibilita segurança e conforto na vida cotidiana, para isso a Prefeitura de Votuporanga vem intensificando a instalação e manutenção desse serviço”, explica o secretário Josneimar Freitas.

A secretaria de Obras elabora um cronograma permanente para a realização desse serviço. “O programa não termina, ele segue sempre que surge a necessidade de um ponto novo, e o munícipe que sentir a necessidade de iluminação em algum local da cidade, pode entrar em contato conosco e solicitar o serviço que, após análise da equipe técnica, faremos o reparo ou instalação, priorizando o bem estar de todos”, detalha Freitas.

Em 2012, os serviços de instalação nas avenidas Anastácio Lasso e Antonio Augusto Paes e no residencial Monte Verde, localizado na estrada vicinal Nelson Bolotário, giraram em torno de R$ 400 mil. “Agora, na avenida Antonio Augusto Paes, a iluminação está sendo totalmente trocada, contando com 29 luminárias tipo curva, postes galvanizados, cada qual com quatro lâmpadas, totalizando 116 pontos de iluminação”, detalha Freitas. Ainda este ano, avenidas como José Silva Melo, rua Antonio Cramoliche, rua São Paulo de Simonsen também estão recebendo melhorias de iluminação.

Eliseu Bricio de Jesus, é proprietário de um estabelecimento localizado na avenida José Silva Melo, que está recebendo iluminação no outro sentido do prolongamento. “Contávamos com pontos de iluminação em um sentido da avenida e agora com a extensão dá segurança para meu estabelecimento e outros que ficam nesse trecho, além disso, o fato de ficar mais claro permite conforto para os pedestres e pode trazer mais clientes, principalmente para aqueles que como eu, abrem a noite”, comemora o proprietário.

O residencial Monte Verde será entregue aos mutuários devidamente iluminado, tal qual aconteceu com o Sonho Meu, Hermínio Roque Favaro, Palmeiras e Monte Alto. Jullyene Suzan Silva foi ganhadora de uma moradia do residencial Monte Alto e demonstra a sua satisfação. “É bom saber como a administração tem olhado para o próprio morador, vendo as necessidades dele e o apoiando com os recursos. Com o benefício, tenho principalmente segurança, porque as ruas e casas sempre estão iluminadas”, enfatiza a moradora.

Além disso, em dezembro passado, o 6º Distrito Empresarial Valdevir Davanço foi entregue com iluminação pronta. Freitas lembra ainda que, “a rua Amazonas conta hoje com fiação subterrânea proporcionando mais elegância para o centro comercial, bem como a Alameda Padre Edemur, conhecida como rua mão inglesa, com luminárias tipo curva, com postes galvanizados, com quatro lâmpadas cada”, detalha o secretário.

Freitas aponta o investimento de iluminação na avenida República do Líbano. “Toda a iluminação contou com a instalação de 56 luminárias de 250 watts cada. Foram consumidos somente nesta fase da obra recursos na ordem de R$ 238 mil, liberados pelo governo estadual.” Outra conquista, foi o investimento na Colônia do Fepasa, “que eliminou todos os pontos escuros, dentro de um projeto de urbanização da área”, ressalta.

A instalação e manutenção da iluminação pública se estende a muitos outros pontos, como as avenidas Jerônimo Figueira da Costa, toda a extensão da Pansani, trecho da José Marão Filho, prolongamento da Aparecido Arroyo Marchi. Praças como a Frei Arnaldo Bezerra de Menezes, Helena Maria Arena dos Santos, Faustino Fuga Friozi, Orlando Mastrocola, Gunther Schamal (Velório Municipal), Santa Luzia, Matriz, Santos Reis, Maria Ignes Mazzero Lourenço Garcia e a reserva Ecológica Chico Mendes também tiveram seus pontos de iluminação reformulados. Em 2010, a vicinal Adriano Pedro Assi (VTG 040), recebeu iluminação e em 2009, Vila Carvalho, Pró Povo, proximidades das escolas municipais e unidade de saúde tiveram a iluminação reforçada.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password