Prefeitura oferece aulas de artes marciais

Atividades de Muay Thai e Kickboxing acontecem de terça e quinta-feira, das 19 às 20h30, no Centro Social Urbano

A Prefeitura de Votuporanga expandiu a quantidade de escolinhas gratuitas neste ano. A Secretaria de Esporte e Lazer oferece aulas de Muay Thai e Kickboxing no Centro Social Urbano (CSU), de terça e quinta-feira, das 19h às 20h30.

As atividades já começaram e atualmente possui 14 alunos. O instrutor Luciano Gracia explicou que o treino é aberto a qualquer pessoa, sem restrição de faixa etária. “Solicito que procure um médico para um check-up antes de matricular para nossa modalidade”, disse.

Luciano contou que a aula é bem dinâmica e auxilia no emagrecimento. “São treinamentos bastante completos, com aeróbicos. Os exercícios são bons para adrenalina, para descarregar a endorfina, causando resistência física”, afirmou.

Ele ressaltou que também serão ensinadas noções de defesa pessoal. “Mulheres também participam de nossa escolinha e é importante essa questão de defesa pessoal”, complementou. Para as aulas, é aconselhável os alunos irem de chinelo, devido ao tatame, e short.

Neste ano, a Prefeitura já havia incluído também o taekwondo. Além destas, são oferecidas aulas gratuitas de atletismo, balé, basquete, capoeira, ciclismo, futebol, futsal, hidroginástica, judô, caratê, tênis de mesa, voleibol, natação e skate. Informações sobre as aulas pelo telefone (17) 3426-1200.

Muay Thai

O Muay Thai é um esporte originado na Tailândia, com mais de 1000 anos de existência. A modalidade teve muita popularidade, pois na época em que começou teve o apoio do rei da Tailândia, conhecido como Tigre, o mesmo foi um dos maiores lutadores da história, e por sua popularidade o treinamento também era ensinado nas escolas, além de ser obrigatórios para os soldados. Já no Brasil o Muay Thai chegou no ano de 1979.

Durante as aulas de Muay Thai vários grupos musculares são trabalhados, fortalecendo os braços, abdômen, pernas, ombros e costas. O esforço intenso que a prática exige acaba fazendo com que o corpo fique definido e forte, o que é ótimo para quem deseja emagrecer.

Além do fortalecimento corporal e a queima de uma grande quantidade de calorias, o Muay Thai também aumenta a resistência cardiovascular, melhora o condicionamento físico e a coordenação motora.

Kickboxing

O Kickboxing original, assim como maioria das artes marciais derivadas em períodos pós-guerras ou de guerras, ganhou grande impulso no Japão com os samurais. Em sua essência não se tem postos ou faixas, e sim graduações, militares ganhavam essas graduações de acordo com seus postos. Quanto mais alto, mais o conhecimento do combate corpo a corpo.

O termo Kickboxing foi introduzido na década de 1960 como um anglicismo japonês por Osamu Noguchi, um promotor de boxe do Japão, para uma arte marcial híbrida que combina Muay Thai e caratê que ele tinha introduzido em 1958.

Entre os benefícios estão a tonificação dos músculos das pernas, coxas e glúteos; melhora do condicionamento físico, cardiovascular e respiratório; e ajuda na perda da gordura corporal.

Não há contraindicações para praticar a modalidade, desde que não haja algum problema de saúde que proíba atividades físicas. Em aula com uma hora de duração, é possível queimar entre 500 e 800 calorias.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password